XI SESEMAT comemora 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Comemorando 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (mestrado e doutorado), o XI Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) será realizado entre os dias 23 a 26 de maio no auditório 1 do Multiuso.

O Seminário é resultado do agrupamento de pesquisadores no âmbito da Educação Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul. O primeiro encontro culminou justamente no esboço do projeto que deu início ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – em nível de mestrado – no ano de 2007.

“Deste então, anualmente, os pesquisadores vinculados a este programa, juntamente com os alunos da graduação em Licenciatura em Matemática e professores dos mais diversos níveis se congregam em um evento onde são apresentados os principais trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa e também de outras localidades do país, atendendo principalmente a região centro-oeste, haja vista ser hoje o único programa de Pós-Graduação na Área com curso de Doutorado nesta região”, diz o professor Thiago Pedro Pinto, coordenador do XI SESEMAT.

Segundo o coordenador, as edições dos últimos anos permitiram a consolidação de um importante espaço para a socialização de pesquisas e debates pertinentes ao campo da Educação Matemática. “As temáticas abordadas nos trabalhos apresentados e também nas conferências tocam as principais temáticas e tendências no campo de pesquisa como também discutem os aspectos teóricos e metodológicos do fazer científico na área. Para essa interlocução temos convidado os mais relevantes pesquisadores das diversas linhas de pesquisa e programas”, completa.

No ano de 2016, a comissão obteve o ISSN eletrônico, padronizando o envio e publicação dos trabalhos pelo ambiente SEER. Os trabalhos têm sido avaliados em parecer duplo cego por pesquisador da UFMS e também de outros Programas.

A média de trabalhos enviados tem sido em torno de 30 artigos científicos por evento, principalmente dos mestrandos e doutorandos do Programa que já estão com a pesquisa avançada, e 20 pôsteres, em geral dos trabalhos que ainda se encontram em estágio inicial ou as pesquisas de Iniciação Científica da Licenciatura.

Fonte: SESEMAT