Workshop do Projeto Atlas Linguístico reúne estudiosos de todo o Brasil

Até sexta-feira, 24, pesquisadores vinculados ao Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) estarão na Cidade Universitária para a 15ª edição do Workshop (WorkALiB). Esta é a primeira vez que a Universidade sedia o evento, que volta a ser realizado presencialmente após quatro anos sem edições em decorrência da pandemia.

Na abertura, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, cumprimentou os estudantes, professores, servidores e os convidados que vieram compartilhar seus conhecimentos. “Sabemos da importância do projeto ALiB, com pessoas muito muito apaixonadas [pelo tema] e que fazem um grande esforço. Parabéns pelo trabalho! É encantador ver esse projeto e esse workshop acontecerem, o mapeamento do país e o empenho e dedicação de todos. Sejam muito bem-vindos à UFMS e tenham um ótimo evento”, disse.

“Logo que conheci o ALiB também fiquei encantado, vocês pegam uma dimensão da linguagem que nos é muito cara, as entonações, as articulações, pequenas variações e a valorização da variedade. Só podemos apoiar um projeto tão bonito e que tem tanto a ensinar a nós que somos de outras áreas também. Vida longa ao ALiB e ao workshop”, desejou o diretor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Gustavo Penha.

A diretora-presidente do projeto ALiB e professora da Universidade Federal da Bahia, Jacyra Mota, destacou duas grandes alegrias. “Primeiro, podermos novamente estar juntos presencialmente, e segundo, estarmos na UFMS pela primeira vez, isso mostra uma adesão ainda maior da Universidade ao projeto. Tenho certeza que veremos os resultados dessa emergência e dessa força da UFMS no ALiB, inclusive com a publicação de vários documentos. Agradecemos a abertura de possibilidades para o desenvolvimento do ALiB e desejamos um evento proveitoso a todos”, falou.

A coordenadora geral do workshop e professora da Faalc, Aparecida Isquerdo, declarou que esta 15ª edição tem um significado especial justamente por promover o reencontro das equipes das seis regionais do ALiB. Ela explicou que o projeto é realizado desde 1996 e que a UFMS participa desde o início. Por fim, destacou a união para a realização do evento anual. “Se estamos juntos e superamos desafios é graças a uma colaboração coletiva das universidades às quais os colegas das regionais estão vinculados e à administração central da UFMS. Espero que aproveitem muito todas as atividades que teremos”, finalizou.

A solenidade contou ainda com a participação da diretora executiva do projeto ALiB, Silvana Ribeiro, e da integrante do comitê nacional do ALiB, Regiane Reis. A abertura teve apresentações musicais  dos estudantes do curso de Música: Pedro Lopes (violão) e Henrique Alves (piano). 

Workshop

Além do encontro e interação entre os estudiosos de diversas regiões, o 15º WorkALiB visa ao fortalecimento da comunidade com minicursos e apresentação de pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes vinculados às instituições com representantes no comitê nacional de coordenação do ALiB. O evento busca integrar as equipes regionais e promover a avaliação das etapas já cumpridas e definição de novas metas para o próximo biênio.

“Nesta edição, em específico, as discussões e deliberações são voltadas ao fechamento dos volumes quatro e cinco do Atlas Linguístico do Brasil, com dados oriundos das capitais brasileiras, e à discussão das diretrizes e do cronograma para a produção dos volumes seis e sete, com dados documentados nas localidades do interior da rede de pontos do projeto ALiB. A coordenação deste trabalho será de responsabilidade da equipe de pesquisadores vinculados à regional Mato Grosso do Sul”, apontou a professora Aparecida.

A programação segue até sexta-feira, 14, com sete simpósios, quatro minicursos, quatro sessões de pôsteres e uma sessão de lançamento de livros. Confira aqui.

Texto: Ariane Comineti

Fotos: Álvaro Herculano