Workshop discute presença de mulheres na Ciência e Inovação nesta terça-feira

A mesa-redonda “Mulheres na Ciência e Inovação: uma aproximação entre a UFMS e o setor privado” será realizada na próxima terça-feira, 25, às 9 horas pelo canal da TV UFMS. O encontro terá a participação da professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição da UFMS, Luciana Miyagusku e da empresária Mirjan Göring, Ceo da Pousada Canto do Bambu. Mediado pela coordenadora de Planejamento e Negócios da Agrotec-Bioeconomia no Agronegócio, Pâmila Carolini Gonçalves da Silva, o evento tem como objetivo apontar os benefícios dessa parceria entre pesquisas científicas e empresas para a bioeconomia.

Para a mediadora do evento, a iniciativa é importante para discutir sobre os principais desafios encontrados na pesquisa e na inovação, em especial, pelas mulheres.

“Com essa mesa-redonda a gente pretende demonstrar os desafios dessas diferentes áreas, tanto do empreendedor quanto do pesquisador e em especial os desafios das mulheres. Dessa forma podemos encorajar, valorizar as mulheres na pesquisa e na inovação e demonstrar para o setor privado que a UFMS está de portas abertas para o empreendedor e empreendedoras”, destaca Pâmila.

A coordenadora ainda destaca que a aproximação entre a Universidade e o setor privado é uma conquista para as empreendedoras que encontram na instituição apoio para desenvolver seus produtos.

“Eu vejo essa mudança na universidade a partir do momento em que ela foi credenciada como uma unidade Embrapii que é a unidade onde eu estou, a Agrotec, que vem com o objetivo de atender e fazer pesquisa a partir da necessidade da iniciativa privada”, ressalta.

A professora e pesquisadora Luciana Miyagusku diz que a UFMS dispõe de laboratórios utilizados para desenvolver projetos na área de Ciência, Tecnologia e de Engenharia de Alimentos, como produtos, aprimoramento de processos e inovação.

“No centro deste trabalho de desenvolvimento, existe uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e técnicos, e as mulheres desta equipe trazem um toque especial que mistura sensibilidade e assertividade na realização dos projetos, deste a percepção das demandas dos consumidores, avaliação de tendências de mercado que direcionam o estudo de tecnologias que podem trazer soluções criativas e inovadoras para aprimorar os produtos e/ou processos”, conta a pesquisadora.

A empresária Mirjäm Göring também vai participar do encontro. Natural da Suíça, Mirjäm mora há 17 anos em Mato Grosso do sul. No workshop, ela vai compartilhar um pouco da sua história com a natureza em sua terra natal e como a Universidade ajudou na motivação em incentivar mulheres a trabalhar com o extrativismo e a exportação de produtos locais aqui do estado.

“Para mim é muito lindo porque com os recursos que elas (mulheres indígenas) conseguem trabalhar dentro das aldeias, ganham autossuficiência, autoestima e com o dinheiro que ganham conseguem melhorar a estrutura familiar. Quando a mulher cresce, toda a família cresce. É preciso acordar as mulheres para viver os sonhos. Está difícil, eu de vez em quando nem sei como levantar e como vou fazer mas levanto todos os dias, vivo momento por momento e penso nas coisas boas para dar continuidade”, relata a empresária.

A transmissão é aberta ao público em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Texto: Mirtes Ramos