Interessados na arte de capturar e eternizar imagens poderão participar, no dia 26 de outubro, a partir das 9h, do workshop de fotografia UFMS Além dos Olhos. O evento, que integra tanto o projeto de cultura de mesmo nome quanto a programação do Festival Mais Cultura 2021, será virtual, com transmissão pelo canal da TV UFMS.
Foram convidados para o workshop os professores Silvio Costa Pereira do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), e Paulo Robson de Souza do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências (Inbio).
Paulo Robson atua com divulgação científica utilizando imagens desde os anos 1990 e no workshop abordará três tópicos que ajudarão os participantes a se guiarem na utilização da fotografia junto à ciência. “No primeiro – dicas fundamentais para que uma fotografia seja considerada científica -, eu pretendo falar do próprio registro fotográfico, mas também sobre os cuidados na classificação e organização do acervo fotográfico, tudo isso para que a fotografia seja um dado científico, para que ela sozinha, independente da presença do fotógrafo, possa ser considerada um material voltado para a produção de conhecimento científico. Depois, eu pretendo fazer um relato de experiências no campo, contar causos, curiosidades e cuidados que a gente tem que ter na atividade de campo. E por último, eu quero falar de qualidades e características que foram determinantes para que algumas das minhas fotografias tenham virado capa de revistas internacionais, como a Ecology e a Sociobiology, e porquê algumas delas foram premiadas pelo CNPq e pela revista Ciência Hoje, na época vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, conta.
Já Silvio leciona disciplinas de fotografia e fotojornalismo, e no workshop irá tratar sobre a fotografia amadora – o que é, de onde vem e quais possibilidades oferece. “Que potenciais a gente pode tirar, no que ela nos interessa? E eventuais dicas também para melhorar nossas fotografias”, comenta.
Por ser uma atividade on-line, o professor reforça a importância da participação ativa do público. “É interessante que as pessoas interajam, façam perguntas, para a gente poder fazer o workshop o mais dinâmico possível”.
Além dos Olhos
Iniciativa da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), o UFMS Além dos Olhos nasceu como um concurso fotográfico, pensado para valorizar o dia a dia universitário através da percepção da comunidade interna, estampando as imagens captadas por estudantes e servidores no calendário institucional.
Em 2021, a ação se tornou projeto cultural, passando a ser composto também por uma exposição itinerante das fotografias selecionadas no concurso e pelo workshop, que, de acordo com a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro, tem o objetivo de levar informações e dicas sobre como utilizar a fotografia como uma expressão artística à comunidade universitária.
“Nós vivemos numa época, numa sociedade da imagem, onde a fotografia é muito utilizada, seja usando os dispositivos móveis ou mesmo as câmeras mais profissionais e mais elaboradas. De uma maneira geral, nós queremos trazer dicas e informações de como utilizar as imagens no nosso dia a dia, então é uma oportunidade, uma iniciativa da Agecom que complementa a exposição fotográfica, o concurso, e traz no Festival Mais Cultura a expressão artística por meio da fotografia”, afirma Rose.
Para participar do workshop de fotografia UFMS Além dos Olhos não é necessário inscrição prévia, mas haverá lista de presença no dia do evento.
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Ariane Comineti e Leticia Bueno