Webinar Capes-PrInt aborda o tema Cidades Inteligentes

Com o tema Cidades Inteligentes, será realizado na próxima quinta-feira (12) mais um Webinar dos projetos de cooperação internacional da UFMS aprovados para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A palestra “Modelagem hidrológica em bacias hidrográficas” será ministrada pelo doutorando do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais, André Almagro, que esteve na Universidade do Arizona (Estados Unidos) de dezembro de 2019 a maio deste ano, como bolsista de Doutorado sanduíche do PrInt.

Esse é um dos trabalhos inseridos no projeto maior Capes-PrInt “Águas urbanas: em direção à segurança hídrica”.

Quando se pensa em cidades inteligentes, as enchentes e inundações, responsáveis por uma parte significativa do número de catástrofes naturais registradas no mundo, com numerosas perdas humanas, ambientais e materiais, são alvos a se reverter.

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que todos os anos registra fortes pontos de inundação, com transbordamento de córregos e rios, será a cidade modelo na pesquisa. “Queremos desenvolver uma metodologia que seja tocada aqui em Campo Grande, que tenha impacto na sociedade, e que possa ser replicada em qualquer lugar do mundo a partir do sistema de alerta para enchentes”, explica o professor José Marcato Junior, coordenador do projeto.

Pela UFMS compõem ainda a lista de pesquisadores os professores Paulo Tarso Sanches de Oliveira, Johannes Gérson Janzen, Dulce Buchala Bicca Rodrigues, Letícia Couto Garcia, Rafael Dettogni Guariento, Paula Loureiro Paulo e Marc Arpad Boncz. Os pesquisadores estrangeiros convidados são Peter Troch (University of Arizona), Hoshin Gupta (University of Arizona), Franz Rottensteiner (Leibniz Universitat Hannover), Heidi Nepf (Massachusetts Institute of Technology), Hans-Gerd Maas (Technische Universitat Dresden), Annete Eltner (Technische Universitat Dresden), Jose Goes Vasconcelos (Auburn University), Stefan Hagemann (Helmholtz-Zentrum Geesthacht), Farid Melgani (Universita Degli Studi di Trento), Rui Miguel Lage Ferreira (Universidade de Lisboa) e Mark Nearing (United States Department of Agriculture).

O Webinar acontece às 14h, pelo Google Meet (meet.google.com/bsy-jnhv-sqm).

Texto: Paula Pimenta