Estão abertas até 26 de agosto as inscrições para o Repórter Júnior, projeto que convida crianças e adolescentes da educação básica para realizar a cobertura jornalística educomunicativa do Integra UFMS 2021, maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.
São 30 vagas destinadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio de Campo Grande, de escolas públicas ou particulares, e 10 vagas para professores. Os selecionados receberão orientação e acompanhamento na realização de entrevistas, apuração de informações, redação e edição de matérias em texto, áudio e vídeo, entre outros; com o objetivo de divulgar as atividades do evento. Os treinamentos serão a distância e a participação tanto de alunos quanto de professores é obrigatória.
Serão quatro oficinas preparatórias ofertadas pela Brava – Empresa Júnior do curso de Jornalismo da UFMS: vídeo, telejornalismo, texto e fotografia, e mídias sociais. “Ano passado a gente testou fazer jornalismo pelo TikTok e pelo Instagram, e funcionou muito bem, então a gente pretende continuar esse ano e conseguir dar uma base muito boa para eles, para eles conseguirem fazer a cobertura do evento. A gente espera que mais estudantes possam conhecer o jornalismo e saber o quão ele é uma atividade incrível de fazer, e também possam dar a chance de um dia entrar no curso”, comenta presidente da EJ Brava, Fernanda Santos Feliciano.
Os materiais produzidos pelos repórteres juniores serão veiculados na Rádio Educativa UFMS 99.9 FM; no site do Integra UFMS, na TV UFMS e nas redes sociais.
O projeto
Esta é a quarta edição do Repórter Júnior. Ano passado, por conta do distanciamento social, o projeto teve que se reinventar para ser realizado on-line e obteve bons resultados. Foram produzidos 29 textos, 33 boletins radiojornalísticos, 43 vídeos e 59 posts para as redes sociais.
“A edição de 2020 do Repórter Júnior superou os desafios e alcançou mais pessoas do que o esperado. Mesmo de forma remota, os participantes se superaram e criaram conteúdos muito criativos e envolventes. Este ano, com o apoio da Semed e da SED, as expectativas são as melhores. Vamos realizar a cobertura educomunicativa do Integra UFMS, promovendo o entendimento sobre o papel dos meios de comunicação, a divulgação científica, o protagonismo dos estudantes e o combate à desinformação”, afirma a professora Rose Pinheiro, diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e idealizadora do projeto.
Mariana Azevedo está no terceiro ano do Ensino Médio e participou no ano passado. “Por conta da pandemia, todas as nossas atividades foram realizadas de forma on-line, mas isso não deixou nada a desejar, só mostrou que a equipe conseguiu se superar ainda mais. O treinamento, a inscrição e a minha atuação mesmo como repórter júnior superaram todas as minhas ideias sobre o projeto, sobre ser uma repórter júnior. No final de tudo, eu acabei recebendo um troféu, um prêmio da minha oficina e, independente do prêmio, só o fato de eu ter tido essa oportunidade já foi uma conquista enorme.”, relembra. “Eu fui recebida com muito carinho e a nossa equipe combinou em tudo, a nossa relação não ficou somente nessa questão profissional de orientador e aluno, mas muito mais que isso, até virou uma amizade e eu acho que é isso que importa, a gente conseguir se enxergar dentro de um grupo. Isso me fez entender ainda mais como saber trabalhar em grupo e também me conhecer melhor, entender as áreas que eu realmente me identifico e fazer com que isso seja um foco para a minha vida”.
Já Micaelly Reis participou do Repórter Júnior em 2018 e 2019. Hoje, ela cursa Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). “Esse projeto mudou totalmente o rumo da minha vida, hoje eu faço faculdade de Jornalismo graças a ele. Antes de tudo isso acontecer, eu estava convicta que faria faculdade de Direito e com o projeto eu pude conhecer pessoas que me apresentaram o que é o jornalismo e que ele vai além da televisão e do jornal. O jornalismo é cultura, é liberdade de expressão, é história e se encaixa numa ampla cadeia que a gente muitas vezes não conhece. Eu acho muito importante esse projeto continuar, porque é muito lindo ver jovens que entram para o Repórter Júnior e podem se descobrir, conhecer novas pessoas e desenvolver essa capacidade de comunicação e, quem sabe, encontrar a sua paixão. Se não fosse esse projeto, eu não teria conhecido essa profissão tão linda e que abrange tantas possibilidades”, conta.
Estudantes que participam como membros ativos na realização das atividades também relatam ser uma experiência produtiva e positiva. “Eu fui bolsista no ano passado e a gente cobriu o Integra, mas antes de fazer realmente a cobertura jornalística do evento, a gente preparou as crianças e os adolescentes para essa prática, e isso foi um dos maiores aprendizados, porque poder colocar, não em prática, mas ensinar aquilo que eu aprendi na faculdade e passar para outra pessoa, para que ela coloque em prática, foi muito gratificante. Eu fiquei muito feliz de poder estar nesse papel de mentor, ajudando as crianças e os adolescentes, e depois ver os resultados. Foi um processo muito legal e não foi um processo de mão única, onde só a gente ensinou. A gente também trocava experiências, eles traziam novidades para a gente com as redes sociais, o TikTok, e foi muito legal. A troca foi um dos principais pontos e acho que é isso que o projeto tem de mais bonito, a troca entre quem ensina e quem está aprendendo. Todo mundo participa desse ciclo de conhecimento da comunicação”, declara o egresso José Câmara.
Inscrições
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível em integra.ufms.br e anexar a Manifestação de Ciência da Coordenação Pedagógica ou Direção da e a Declaração de Concordância dos Pais ou Responsáveis, no caso de alunos menores de idade. Ambos os documentos estão anexados no edital.
Os jovens que se candidatarem também devem elaborar um texto de até dez linhas com o tema “Por que quero participar da cobertura educomunicativa durante o Integra 2021?”. Também serão aceitos vídeos criativos de apresentação pessoal com no máximo um minuto de duração, que pode ser filmado, editado e pensado de forma livre.
O resultado da seleção dos candidatos será divulgado até 27 de agosto. Veja abaixo o edital de seleção na íntegra:
Texto: Leticia Bueno