Volta UFMS, Maratoninha e Caminhada nos Câmpus promovem saúde e integração

Como forma de incentivar a prática esportiva, na tarde do último domingo, 7, a Universidade realizou a 10º Volta UFMS, a 4ª Maratoninha e a 2ª Caminhada nos Câmpus. Com diversas provas, atividades físicas e premiação dos participantes, os eventos reuniram a comunidade acadêmica e a sociedade em prol de uma vida mais saudável.

Segundo a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), foram em média 700 pessoas na Volta UFMS e Maratoninha. “Preparamos todo o evento com muito cuidado e carinho, pensando na biossegurança da população envolvida, acadêmicos e comunidade externa. A nossa ideia é fomentar a prática de atividades físicas por meio da corrida, caminhada e aos poucos trazendo as pessoas para este movimento ativo”, explica.

“Estamos aqui apoiando a saúde no estado, fomentando a prática atlética em alto nível, só tenho a agradecer ao nosso reitor e nossa vice-reitora que tem apoiado a Pró-reitoria. Todos de máscara, com distanciamento na largada, vacinados, então estamos fazendo o melhor que podemos e vivendo, que é muito importante”, declara o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes.

Foram realizadas cinco provas: Corrida (7 km), Caminhada (3.5 km), Caminhada – Desafio das Atléticas UFMS (3.5 km), Maratoninha (400 m) e Desafio das Autoridades (400 m). As provas de corrida – 7 km (veterano, geral e UFMS), nos naipes masculino e feminino, premiaram com troféu os cinco primeiros colocados.

A advogada Loraine Matos Fernandes participou pela primeira vez do evento e foi ganhadora na categoria geral feminino da prova de corrida (7 km). “Como é a primeira prova depois da pandemia, eu fiz questão de ficar esperta e me inscrever rápido, exercício não é só para fins estéticos, mas principalmente para saúde física e mental, para alunos, professores e comunidade geral. Estou super feliz, vim mais para sair deste período de pandemia, confraternizar e acabei ganhando por sorte, não esperava mesmo”, relata.

O pódio masculino da categoria UFMS da corrida de 7 km foi para o médico cardiologista do Hospital Universitário, Leandro Steinhorst Goelzer, ele explica que participa de provas de corrida desde 2007 e que a Volta UFMS foi uma preparação para próximas provas. “Com a pandemia houve um recolhimento dessa parte da atividade física e agora aos poucos há uma liberação da prática de exercícios físicos e as corridas estão voltando, tomara que continuem. A conquista é sempre importante, mas o mais importante é a prática de exercícios físicos, estar sempre se exercitando”, complementa.

A acadêmica de Psicologia do Campus de Paranaíba (Cpar) Dara Suellen Pereira Lima participou da 2º Caminhada nos Câmpus, para ela o evento foi importante pelos benefícios à saúde e pela interação. “Foi uma experiência boa, eu gosto de fazer atividades físicas e foi bom encontrar as pessoas, ver pessoas novas, visto o contexto de Covid que estamos, então faz muito tempo que não há este tipo de interação. Não foi só a caminhada em si, foi a experiência que ela traz, a interação, a diversão, a esperança”, diz.

Todos os inscritos que terminaram as provas, seja na Corrida, Caminhada, Maratoninha e Desafio das Autoridades, dentro das normas e regras do evento, receberam uma medalha de participação.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)

 

10ª Volta UFMS:

Fotos: Leandro Benites

2ª Caminhada nos Câmpus: