A Companhia de Dança Contemporânea da UFMS segue ativa com encontros on-line e o fruto do trabalho desenvolvido nos últimos três meses foi publicado há duas semanas no YouTube do projeto.
Intitulado “Presença”, o vídeo reúne os aprendizados adquiridos pelos participantes, que estudaram teorias e práticas de dança por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom. “Nossa proposta foi aprofundar na Técnica Klauss Vianna com estudos teóricos e experimentações práticas. Utilizamos textos, vídeos, gravações dos bailarinos, tarefinhas com devoluções e dinâmicas práticas, incluindo um trabalho de resistência física”, explica a coordenadora Mariana Cavalcanti.
Porém, para que os encontros a distância fossem possíveis, foi necessário se readaptar. “É completamente diferente do que propomos no presencial, mas entendemos o quanto é necessário não pararmos. Tem sido desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante, ver as produções. É muito importante termos uma troca entre os integrantes e discussões sobre a temática, porque isso também faz parte da cena contemporânea”, diz Mariana. “Acredito, inclusive, que toda essa situação vem para nos fortalecer como artistas. São oportunidades de aprofundarmos e de (re)descobrir o quanto somos capazes e criativos”.
A estudante do curso de História, Priscila Roberta Alves Lemos, está no grupo desde sua criação, em 2019. Para ela, no começo, existiram algumas dificuldades, mas superou e já está adaptada. “Agora está mais tranquilo, já me acostumei. Mas no começo, realizar um trabalho corporal por vídeo sozinha foi estranho. Também tive dificuldades relacionadas à tecnologia que tive que aprender”.
Mesmo assim, ela afirma que foi importante a continuação das atividades da Cia. “A melhor coisa foi não parar. Mesmo com adaptações, foi importante não parar o que tínhamos iniciado no ano passado. O espetáculo ID40 [apresentação realizada na recepção de calouros] foi só o começo e não podíamos parar agora. As adaptações nos fizeram ver e perceber novas formas de expressão e criação de movimentos. Estamos aprendendo e compartilhando bastante das mesmas novas experiências”, ressalta Priscila.
Confira abaixo o vídeo produzido pela Cia. de Dança Contemporânea da UFMS:
Texto: Leticia Bueno