Vem pra UFMS seleciona trabalhos para divulgação científica nas escolas

Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos em feiras de divulgação científica nas escolas. Por meio do programa Vem pra UFMS, os estudantes de graduação atuarão a fim de popularizar a ciência produzida na Universidade. Professores de todos os câmpus têm até 18 de outubro para submeterem as propostas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Todas as apresentações serão realizadas no dia 7 de novembro, em escolas municipais e estaduais.

Esta é a quarta edição da iniciativa que, somando as realizações anteriores, já oportunizou apresentações de 524 trabalhos da UFMS a 13.847 alunos da rede pública. Segundo a diretora de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, os alunos passaram a procurar mais a Universidade e muitos já ingressaram em cursos que antes não sabiam da existência. “Na contrapartida, nossos estudantes saem do ambiente acadêmico, vão às escolas falar com as pessoas em uma linguagem mais acessível e voltam bem contentes, gratificados, porque sentem que estão prestando um serviço importante, afinal de contas a Universidade está aí pra isso, levarmos o conhecimento a toda a comunidade”, complementa.

Ainda conforme a diretora, a última edição contou com ainda mais empenho nas apresentações. Além dos tradicionais banners, os grupos levaram outros materiais para que as crianças e adolescentes visualizassem o conteúdo. “Como alguns dos exemplos, o pessoal da Arquitetura e Urbanismo levou um teodolito para demonstrar como fazem medições e o pessoal da área de Biológicas e da Saúde levou animais empalhados, microscópios e outros equipamentos. Isso chamou bastante a atenção dos participantes, aguçou a curiosidade. O retorno das escolas tem sido muito bom”, aponta.

Estão abertas as inscrições para apresentações individuais ou coletivas. As atividades devem estar de acordo com os objetivos do programa e ainda estar vinculadas a pelo menos uma área do conhecimento e a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais, acordados pela Organização das Nações Unidas.

Os participantes farão jus à carga horária extensionista de dez horas a cada apresentação, a serem certificadas pelo programa Vem Pra UFMS. “Convidamos todos os professores a inscreverem suas propostas da graduação, pós-graduação e também dos programas que já têm participado conosco, como o Sou Mulher UFMS, Time Enactus, entre outros. Queremos contribuir para a formação de bons cidadãos e trazê-los para a Universidade”, conclui.

O edital com todas as informações sobre a seleção de propostas pode ser acessado aqui

Texto: Ariane Comineti