UX Design: relevância e papel no mercado

O último dia de programação da Semana de Desenvolvimento Profissional 2020, na Cidade Universitária, foi aberto hoje, 21, com a palestra “A relevância do UX no desenvolvimento”, realizada às 9h. O ministrante foi o designer Leonardo Echeverria e o mediador, o chefe da Divisão de Integração da UFMS, Rafael Guimarães. Cerca de 147 pessoas assistiram à apresentação, transmitida pelo Google Meet e também pelo Youtube.

O UX Design, termo em inglês usado para definir ‘design de experiência do usuário’, é a área que trata de projetar a experiência que os usuários obtém ao relacionar-se com as empresas, seja pelos seus produtos seja pelos serviços. Com dois anos de experiência profissional nessa área, Leonardo destacou que o mercado de UX começou a crescer muito rápido nos últimos anos e elencou os propósitos da área: garantir a satisfação do usuário, aumentar a competitividade, fidelizar usuários ao produto e obter um retorno financeiro satisfatório.

O palestrante ressaltou a importância das empresas se preocuparem com a experiência de compra dos consumidores, e que no cenário atual do mercado de desenvolvimento, isso não é mais um luxo ou diferencial, mas sim, algo essencial. “As empresas que não se preocupam com essa questão, acabam perdendo mercado”, afirma.

Leonardo também citou, o caso de UX que é considerado um dos melhores exemplos de sucesso no mercado: o botão digital ‘comprar agora com 1-clique’, desenvolvido pela empresa Amazon. Após um estudo interno, a empresa constatou que mais de 40% das vendas eram perdidas em razão do usuário ser obrigado a fazer um cadastro na plataforma ou, em caso de já estar cadastrado, realizar um login antes de comprar um produto. A empresa então, decidiu apenas sugerir o cadastro, sem que isso interfira na compra do produto. 

O palestrante ainda destacou, que esse dado pôde apenas ser detectado graças a uma consultoria de UX, e que em um ano, proporcionou cerca de 300 milhões de dólares em lucros. “Eles se preocuparam no motivo do usuário estar deixando de comprar algo no site deles e tentar entender o que estava acontecendo. É um cuidado interessante, para garantir se o seu produto está atendendo uma necessidade e não colocando um passo desnecessário”, finaliza. Ao final, o público elogiou e agradeceu pela palestra.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até hoje, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto e Imagens: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)