Universidade tem dois novos cursos de pós-graduação aprovados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou as propostas de criação do Doutorado em Educação, no Câmpus do Pantanal (Cpan), e do Mestrado em Engenharia de Produção, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), na Cidade Universitária. As propostas foram submetidas à análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes e aprovadas na 221ª reunião realizada entre 26 e 30 de junho. O resultado pode ser conferido clicando aqui.

Com estas duas novas aprovações, a Universidade disponibiliza à comunidade 73 cursos de pós-graduação, entre mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados. “Este resultado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela nossa Universidade e, em particular, por todos os profissionais envolvidos nessas propostas. Por um lado, os novos cursos são extremamente importantes para a geração de conhecimentos, bem como para fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na UFMS, no Estado e no país. Por outro, trazem novas oportunidades para que estudantes possam construir e realizar seus sonhos, por meio do ingresso em cursos de mestrado e doutorado de excelência nacional e internacional, oferecidos gratuitamente pela UFMS”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo.

Mestrado em Engenharia de Produção

“Hoje é um dia histórico! Agora é oficial, é nosso primeiro Mestrado em Engenharia de Produção do Estado. Parabenizo todos os professores do curso, em nome da professora Carolina Lino e do professor João Batista, e agradeço o apoio da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em nome da professora Maria Lígia Macedo”, comemorou o diretor da Faeng Robert Schiaveto.

O novo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Faculdade visa fomentar o setor produtivo nacional de empresas de manufatura, serviços e terceiro setor, públicas e privadas, com profissionais capacitados em ferramentas e métodos que possibilitem que os mesmos desenvolvam trabalhos com resultados práticos, estimulando o desenvolvimento das organizações. “A área de concentração será em Gerência da Produção, com duas linhas de pesquisa: 1) Otimização de Sistemas Produtivos e 2) Planejamento e Gestão de Processos. Nosso público-alvo são egressos dos cursos de engenharia de produção e de áreas afins”, explicou a professora Carolina Lino.

“A expectativa é de muito trabalho e responsabilidade pela frente. Somos o único mestrado em Engenharia de Produção do Estado e temos a missão de suprir a demanda dos nossos egressos e de outras regiões, formando profissionais e pesquisadores de alta qualidade”, falou a professora.

Doutorado em Educação  no Câmpus do Pantanal

“A aprovação do Doutorado em Educação vem coroar o trabalho desenvolvido pelos professores, técnicos e da gestão ao longo dos anos. Com isso, além de possibilitar novas pesquisas, também abre oportunidades para a continuidade dos estudos de egressos do mestrado, professores e profissionais em nível de doutorado em uma universidade pública, sem ter a necessidade de buscar outros centros fora de Corumbá. Além, de por outro lado, criar oportunidades para que estudantes e profissionais de outras regiões do Brasil possam vir para nossa cidade, para cursar o programa. Como diretor do Câmpus, fico muito feliz com a aprovação e parabenizo o corpo docente e os técnicos envolvidos nessa conquista”, destacou o diretor do CPan, Aguinaldo Silva.

“A apresentação da proposta que culminou na aprovação do doutorado pela Capes é resultado do amadurecimento e consolidação do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação. Localizado na fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o programa tem vocação para a internacionalização desde a sua criação, em 2009, apresentando acordos de cooperação internacional e tendo recebido estudantes estrangeiros de diferentes países ao longo de sua história. Nesse sentido, o PPGE desenvolve atividades de impacto social para o desenvolvimento da região, do país e, em alguns casos, até mesmo de outros países”, enfatiza a coordenadora Bárbara Martins.

Segundo Bárbara, o diferencial do programa em relação a outros é a área de concentração focada na Educação Social. “Nossa missão é oferecer formação de qualidade na área da Educação Social, comprometida com o enfrentamento das desigualdades sociais e educacionais e produzir, bem como socializar, conhecimentos científicos de impacto acadêmico e social oriundos de pesquisas desenvolvidas por docentes, estudantes e egressos”, falou. Atualmente, são três linhas e pesquisa: Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social; Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares; e Gênero e sexualidades, cultura, educação e saúde.

Texto: Vanessa Amin, com informações da Capes