Universidade tem 27 pesquisas selecionadas e deve receber R$ 2,7 milhões em investimento do CNPq

A Universidade teve 27 pesquisas pré-selecionadas para a Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem o intuito de apoiar projetos de qualquer área do conhecimento e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação. O número representa 70% do total de projetos aprovados em Instituições de Ensino Superior em Mato Grosso do Sul. O valor a ser destinado para a pesquisa desenvolvida na UFMS é de mais de R$2,7 milhões, de acordo com o resultado preliminar. 

De acordo com o diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Eduardo Roland Tavares, o número de selecionados do edital mostra que os pesquisadores da UFMS se destacam no cenário nacional em diversas áreas do conhecimento. “A UFMS acredita que a pesquisa científica, tecnológica e de inovação são propulsores do desenvolvimento da nossa Universidade e com impacto direto sobre a formação dos nossos estudantes de graduação e pós-graduação. E aliado à competência dos nossos pesquisadores, podemos destacar um conjunto de políticas institucionais implementadas nos últimos anos na UFMS que contribuem para que nossos pesquisadores cresçam continuamente e se consolidem cada vez mais no cenário nacional e internacional, tais como os editais anuais de apoio à publicação científica, manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa e inovação, Mulheres na Ciência e as contratações de pesquisadores visitantes”, explica.

O resultado final da seleção deve ser divulgado no dia 23 de novembro. As pesquisas selecionadas são classificadas em Grupos Emergentes (Faixa A), com equipes que possuem, no mínimo, três doutores, e Grupos Consolidados (Faixa B), formados por, no mínimo, cinco doutores de pelo menos duas instituições diferentes. Os valores direcionados para os projetos podem ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas de pesquisa nas modalidades Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica Industrial, Desenvolvimento Tecnológico Industrial e Apoio Técnico.

O pesquisador do Instituto de Física, Heberton Wender, foi um dos selecionados no edital do CNPq. A pesquisa coordenada pelo professor busca desenvolver fotocélulas a combustível microfluídicas impressas em 3D, uma tecnologia capaz de converter de forma eficiente a energia solar em combustíveis limpos e renováveis. “Esta inovação se destaca como uma peça fundamental na luta contra a crise climática e na redução da nossa dependência dos combustíveis fósseis. O apoio do CNPq a essa pesquisa é fundamental, uma vez que permite contribuições significativas para o avanço do conhecimento científico, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias verdes e sustentáveis. Além disso, este investimento na pesquisa tem o potencial de gerar conhecimento e recursos humanos qualificados em áreas críticas, como física da matéria condensada, dispositivos geradores de energia e combustíveis renováveis”, conclui.

O professor do Câmpus de Nova Andradina, Antônio Zanin, também está entre os contemplados, conforme o resultado preliminar. A pesquisa avalia o uso ferramentas implantadas no Brasil e da França para auxiliar o cálculo de despesas e a tomada de decisões de organizações. Para o desenvolvimento do trabalho, será necessário incluir empresas e pesquisadores franceses e brasileiros. “O recurso liberado contribuirá ao viabilizar o deslocamento de um pesquisador brasileiro para França, contribuindo na coleta dos dados junto a empresas francesas e na divulgação dos resultados da pesquisa. Da mesma forma, um pesquisador francês se deslocará ao Brasil para contribuir na divulgação dos resultados. Sem o devido recurso financeiro, não teríamos condições financeiras para desenvolver esta pesquisa, a qual irá contribuir com a internacionalização da UFMS, além de fortalecer as pesquisas em rede”.

Confira a lista com os pesquisadores da UFMS selecionados na Chamada Universal CNPq: 

  1. Alberto Mesaque Martins – Faculdade de Ciências Humanas 
  2. Anderson Luis do Espirito Santo – Câmpus do Pantanal 
  3. Andreia Conceição Milan Brochado Antoniolli – Faculdade de Medicina
  4. Antonio Conceição Paranhos Filho – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
  5. Antonio Zanin – Campus de Nova Andradina 
  6. Camila Soares Cunha – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  7. Carlos Alberto do Nascimento Ramos –  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  8. Christianne de Faria Coelho Ravagnani – Faculdade de Educação 
  9. Daniele de Almeida Soares Marangoni – Instituto Integrado de Saúde
  10. Denise Brentan da Silva – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição
  11. Eliane Guaraldo – Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
  12. Elisabeth de Oliveira Vendramin – Escola de Administração e Negócios
  13. Erlandson Ferreira Saraiva – Instituto de Matemática 
  14. Fabio de Oliveira Roque – Instituto de Biociências 
  15. Giuseppe Abiola Câmara da Silva –  Instituto de Química 
  16. Gustavo Christofoletti – Instituto Integrado de Saúde 
  17. Heberton Wender Luiz dos Santos – Instituto de Física 
  18. Inês Aparecida Tozetti – Instituto de Biociências
  19. Luan Souza dos Santos – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  20. Luis Carlos Vinhas Itavo – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 
  21. Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos –  Instituto de Biociências
  22. Maria Aparecida Lima dos Santos – Faculdade de Educação
  23. Oleci Pereira Frota – Instituto Integrado de Saúde 
  24. Marcos Antonio Ferreira Júnior – Instituto Integrado de Saúde
  25. Rafaela Fabiana Ribeiro Delcol – Câmpus de Três Lagoas
  26. Rita de Cássia Félix Alvarez – Câmpus de Chapadão do Sul 
  27. Samuel Leite de Oliveira – Instituto de Física

Texto: Alíria Aristides, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação