A partir de 10 de junho, serão abertas as inscrições para doutores que queiram realizar estágio de pós-doutorado voluntário nos programas de pós-graduação da UFMS. “A intenção deste estágio é permitir capacitar e facilitar a inserção de doutores para que eles somem forças nos projetos de pesquisa, elevando o nível de desenvolvimento, inovação, sustentabilidade e produção de conhecimento científico”, diz a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Lígia Macedo.
Podem participar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que tenham obtido título de doutor em programas reconhecidos pela Capes ou de instituições internacionais. A duração será de quatro a 12 meses, podendo o prazo ser prorrogado até 60 meses. As inscrições serão feitas no Sigproj, em fluxo contínuo até 30 de dezembro.
“O pós-doutorado voluntário é um estágio, com duas exigências principais: possuir doutorado e ter um supervisor”, explica Maria Lígia. Para inscrição o candidato deve submeter sua proposta de trabalho contemplando atividades de pesquisa e inovação e, adicionalmente, atividades de ensino na graduação e pós-graduação e em projetos de ensino e extensão.
Os documentos necessários para inscrição são: cópia do documento de identidade ou do passaporte com visto de permanência ou estudante temporário (para estrangeiros), cópia do histórico escolar do doutorado e do diploma, currículo cadastrado na plataforma Lattes/CNPq (pesquisadores brasileiros) ou curriculum vitae (para estrangeiros que não possuem currículo Lattes) e carta de aceite do supervisor pretendido vinculado ao programa de pós-graduação de sua preferência.
Em caso de aprovação, o candidato celebra com a UFMS, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, um termo de adesão de Estágio Pós-doutoral Voluntário. Ao concluir o estágio e após a entrega do relatório final, com anuência do supervisor e análise do colegiado de curso, será entregue o Certificado de Conclusão de Pós-doutorado pela Propp.
“Convido todos os doutores, não importa há quanto tempo tenham finalizado o doutorado a participarem. Este é um momento no qual a maior e melhor instituição pública de Mato Grosso do Sul abre suas portas e oferece toda sua infraestrutura, os melhores pesquisadores, para que o candidato ao pós-doutorado possa usufruir de todo o conhecimento logístico, além de ganhar um passaporte institucional para ter acesso aos bancos de dados e pesquisa, bibliotecas, dependendo do caso também transporte e restaurante. Todos os benefícios que os mestrandos e doutorandos tem, o pós-doutorando terá”, finaliza a pró-reitora.
Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo. No caso de dúvidas, encaminhar e-mail para dipos.propp@ufms.br.
Texto: Vanessa Amin