Universidade seleciona apoiadores para estudantes com deficiência

Sete oportunidades estão abertas na Cidade Universitária e nos campus de Aquidauana e Chapadão do Sul para apoiadores educacionais. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 15, para se inscreverem no Sigproj.

Podem se candidatar estudantes de graduação ou pós-graduação da UFMS que não estejam cursando o último semestre e que tenham sido aprovados em disciplina da área da Educação Especial, entre outros requisitos. Caso o campus não oferte a disciplina, o candidato poderá passar por entrevista para comprovação de conhecimentos prévios sobre as áreas da deficiência.

“Os apoiadores educacionais acompanham os estudantes com deficiência em suas atividades acadêmicas como trabalhos individuais e em grupo, reuniões de orientação, entre outras. Neste momento que vivemos de enfrentamento ao novo coronavirus, o apoio tem sido também on-line, com orientações para o acesso e leituras de sites, páginas e outros materiais”, explica a Pró-reitora de Assuntos Estudantis Ana Rita Barbieri Filgueiras. A professora lembra também que o atendimento a cada estudante com deficiência é particular, por isso a atuação do apoiador irá variar, sempre com a orientação e acompanhamento da Divisão de Ações Afirmativas da Proaes.

Polyana Mayume Pereira da Silva é mestranda em Ciências Veterinárias e atua como apoiadora pedagógica em Libras desde abril de 2019. “Já havia trabalhado com alunos surdos e quando a Universidade lançou o edital no ano passado resolvi me candidatar. Nós apoiadores atuamos extra sala, a partir do momento que o estudante surdo tem dificuldade em interpretar um texto ou atividade nós o auxiliamos. Isso porque língua de sinais é a língua mãe deles e a língua portuguesa é a segunda língua, por isso é comum que haja dificuldade, principalmente na interpretação de texto. Atuamos também quando precisam se reunir com colegas para fazer trabalho em grupo e algumas vezes em eventos. A experiência tem sido muito positiva e gratificante, me trouxe crescimento tanto profissional quanto pessoal”, disse.

O apoiador educacional irá receber um auxílio no valor mensal de R$400 e vigência prevista de seis meses. Além das sete oportunidades abertas a seleção prevê também a formação de cadastro reserva.

Mais informações podem ser obtidas no edital a seguir:

Download (PDF, 374KB)

 

 

Texto: Ariane Comineti