A UFMS figura entre as principais universidades brasileiras que promovem o desenvolvimento sustentável, classificadas na publicação inglesa Times Higher Education (THE) Impact de 2024. A Universidade é a segunda do Centro-Oeste e a única instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul listada no ranking internacional.
A classificação considera o desempenho das universidades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Este ano, a UFMS teve a melhor pontuação no ODS 5, que incentiva a promoção da igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas.
A vice-reitora Camila Ítavo destaca o papel da UFMS na promoção da igualdade de gênero por meio de iniciativas institucionais. “Com programas, como o Sou Mulher UFMS, nós temos criado melhores condições para as mulheres e meninas da nossa Universidade. Temos investido em editais para incentivá-las a fazer ciência, a serem empreendedoras. Mais do que isso, queremos que elas se sintam acolhidas e seguras na nossa Universidade. Temos a Brinquedoteca para estudantes, servidoras e colaboradoras que são mães, fraldários nos banheiros, o atendimento cuidadoso da Ouvidoria, a atenção à segurança pelo botão Alerta UFMS, além de projetos, ações e campanhas para um ambiente mais igualitário. Fico muito feliz por podermos comemorar essas ações e avanços”, enfatiza.
No ranking global, que considera 2.152 universidades de 125 países, a Instituição conquistou a pontuação na faixa 69,9-75,7, ocupando a posição de 401-600 pelo quarto ano consecutivo.
A Universidade também se destacou no ODS 7, que tem como objetivo garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos; no ODS 16, que busca promover Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17, que fortalece os meios de implementação e revitaliza a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
“Programas como o Sou Mulher UFMS e ações e projetos relacionados à bioeconomia e energia renovável têm sido fundamentais para esses sucessos. Nossa Universidade está cada vez mais aberta para parcerias com instituições públicas, privadas e empresas para a execução de projetos inovadores, inclusivos e sustentáveis. Além disso, a gestão universitária eficiente nos últimos anos tem gerado resultados positivos de governança e gestão tanto internamente quanto externamente”, avalia o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho.
A presidente da Comissão Própria de Avaliação, Jacyara de Souza, também reforça que o resultado é fruto do trabalho da Instituição para promover um ambiente sustentável. “A manutenção da posição da UFMS no ranking THE Impact 2024, com um aumento expressivo na pontuação do ODS 5, Igualdade de Gênero, demonstra a consistência e o aprimoramento de suas ações em prol do desenvolvimento sustentável. Este resultado reforça o papel da UFMS como agente de transformação social em Mato Grosso do Sul e no Brasil”.
Igualdade de Gênero
Desde 2021, a Universidade promove a igualdade de gênero por meio do Programa Sou Mulher, que reúne políticas, práticas e ações direcionadas às estudantes, servidoras e colaboradoras terceirizadas mulheres da UFMS. Para alcançar seus objetivos, o Programa se estrutura a partir de três eixos principais: ingresso, permanência e sucesso feminino; incentivo ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Empreendedorismo e Inovação Feminina; e criação de um ambiente acolhedor para as mulheres.
Texto: Alíria Aristides