Universidade recepciona 32 novos servidores

Na manhã desta quinta-feira (14), os gestores da UFMS deram posse a 32 novos servidores. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância e contou com a participação de familiares, amigos e de representantes de várias unidades da Cidade Universitária e dos câmpus.

“Temos a certeza que cumprimos nosso dever em promover um concurso transparente, justo e correto. Prova disso é a diversidade da origem de todos vocês, temos pessoas de vários estados do país. Agradeço e parabenizo toda a equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas na condução dos processos. Desde que assumimos vimos trabalhando para diminuir as ações judiciais e, hoje, esse número é praticamente zero”, comentou o reitor Marcelo Turine. “Temos um compromisso social com Mato Grosso do Sul e com o Brasil. Portanto, quero agradecer a vocês por terem aceitado participar dessa jornada conosco e ajudar a superar o desafio de reduzir a evasão e aumentar a taxa de diplomação”, destacou.

De acordo com Turine desde 2016, já foram realizados sete concursos para docentes, que resultaram na contratação de mais de 250 professores e dois concursos para técnicos administrativos, resultando em mais de 300 novos profissionais das mais variadas áreas. “Muitos jovens estão entrando sem sonhos, espero que vocês nos ajudem a reverter isso. Que Deus ilumine todos nós e que vocês sejam felizes na nossa Universidade”, acrescentou Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo também esteve presente e deu os parabéns aos novos servidores. “Não é um caminho fácil, estamos em um contexto no qual está sendo difícil repor nossos quadros. Mas, procuramos dar atenção especial a todos os câmpus. Não importa para onde vocês irão, o importante é que seja onde for, consigam cumprir a missão que é formar jovens, fazer com que seus sonhos se tornem reais”, disse Camila. “Sabemos que às vezes a convivência no trabalho é complicada, então, que possamos resgatar o respeito e o diálogo. Nossa maior riqueza não é a estrutura da UFMS, mas as pessoas, todos nós. Que possamos sempre conservar a esperança e seguirmos construindo uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou a vice-reitora.

Para a professora Roberta Murta a posse é um momento de felicidade. “Estou muito feliz em estar na UFMS. Acabei de terminar meu doutorado e já consegui ter sucesso no concurso. Vou para o campus de Corumbá e espero contribuir bastante na área de zoologia de invertebrados”, contou. Ela é graduada em Ciências Biológicas e tem mestrado e doutorado em Zoologia do Museu Nacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Roberta está lotada no campus de Corumbá. A assistente em administração, Noeli da Silva Santos, assumirá o cargo no campus de Aquidauana. “Estou me sentindo bem aqui e quero dizer que vim para somar ao trabalho já realizado pela atual equipe”, destacou.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carmem Ortega, tomaram posse 27 professores e cinco técnicos-administrativos. “Temos uma grande expectativa, principalmente, considerando o cenário não favorável para nomeações. Lutamos bastante para conseguir as vagas e repor nossos quadros, já que muitos servidores se aposentaram. Acredito que todos irão agregar muito nas novas funções. Desejo que vocês se sintam bem e nos ajudem a crescer”, comentou.

Para o diretor do campus de Aquidauana Auri Frübel, a UFMS é uma instituição forte e necessita de novas pessoas para permanecer assim. “Que vocês possam ter uma excelente carreira e que tenham orgulho da UFMS”, falou. Já o pró-reitor de Graduação em exercício, Cristiano Costa Vieira, é com muita alegria que a Universidade recebe os novos servidores. “Sou professor da Faculdade de Computação. Eu fui professora aqui e hoje sei o quanto é importante nosso trabalho. Somos responsáveis por fazer a diferença na vida das pessoas que aqui estão, principalmente, dos alunos”, ressaltou Cristiano.

“Somos uma família, temos altos e baixos, mas a ideia é de que temos poder de mudar a vida das pessoas. Cada um em seu segmento contribui para mudar o mundo. ‘Sou UFMS’ não é apenas uma marca, um cenário para uma foto, ele representa o processo de construção conjunta, fazendo com que a Universidade contribua para a mudança que o mundo espera”, pontuou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

Também estiveram presentes as diretoras e representantes de unidades da Cidade Universitária: Maria Lígia Macedo diretora da Faculdade de Ciências do Alimento e Nutrição, professora Vivina Dias, diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, o professor Gustavo Penha, representando a Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. “Sintam-se abraçados por toda a família UFMS. É um momento de muitas expectativas, de começo ou mudança de vida, mas saibam que, aqui, há espaço para todos que queiram inovar. Contem conosco sempre”, enfatizou Maria Lígia. Para a professora Vivina a posse é um momento especial.

“Vocês estão na melhor instituição de ensino superior do estado e em uma das melhores do país e do mundo. Tenham orgulho disso e sejam muito felizes aqui”, disse. Já o professor Gustavo lembrou de sua chegada na UFMS. “Estou há pouco tempo aqui e quando cheguei encontrei um ambiente no qual é possível contribuir em todas as áreas. Na UFMS temos a liberdade de pensar diferente e consequentemente, investir em novas pesquisas”, comentou.

Dentre os novos empossados, a técnica Noeli Silva Santos, que vai para o campus do Pantanal, não vê a hora de assumir a função. “Estou feliz e me sentindo muito bem. Vim para somar”, comentou. Já a professora Roberta Murta acabou de terminar o doutorado e está feliz em poder somar com a Universidade, mas principalmente, por acabar de terminar uma proposta de doutorado.

 

 

Texto e fotos: Vanessa Amin