Universidade recebe representantes do Governo Federal e da sociedade civil em encontro do PPA Participativo  

Neste sábado, 17, a caravana do Governo Federal, que percorre os estados brasileiros para ouvir as demandas da população para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, chegou a Mato Grosso do Sul.

A plenária  foi realizado no Teatro Glauce Rocha e teve a presença da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do governador do Estado, Eduardo Riedel e também de representantes da bancada federal e da administração municipal.

Entidades, organizações, movimentos da sociedade civil organizada e a população em geral puderam explanar ideias e definir prioridades para os próximos quatro anos.  “Este é um dos eventos mais importantes do ano porque é aqui onde vamos entender onde serão aplicados os recursos dos próximos quatro anos e isso impacta diretamente na vida das pessoas”, relata a assessora parlamentar Ladielly Souza e Silva.

“As demandas da sociedade civil vão contribuir para que tenhamos uma boa gestão. Para mim, as políticas públicas voltadas para a questão racial elas fazem importantes e necessárias para um bom desenvolvimento deste país”, ponderou a representante do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul , Romilda Pizani.

A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet reforçou a importância do planejamento para execução das políticas públicas. “Sem planejamento gasta-se muito e gasta-se errado e as políticas públicas não chegam lá na ponta para quem mais precisa. Estamos percorrendo todos os estados, todas as capitais brasileiras para ouvir da sociedade civil, dos conselhos e dos representantes dos movimentos: Que Brasil vocês querem para os próximos quatro anos?”.

Após a apresentação das propostas da população, as informações serão compiladas e o Ministério do Planejamento e Orçamento enviará o PPA para o Congresso até 31 de agosto .

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo reforçou a necessidade da população participar das decisões do Governo Federal. “A peça de planejamento que irá para o Congresso Nacional será feita pelas impressões digitais do povo brasileiro, ouvindo as diversas representações da sociedade. A nossa ideia é que o nosso planejamento seja extremamente participativo. Este é um momento de retomada do diálogo federativo”.

Mato Grosso do Sul é 15º estado a receber a plenária estadual do PPA, e segundo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves todo o processo de escuta da população é o reforço da garantia da democracia. “O Governo Federal quer incluir os pobres, quer incluir as mulheres, os negros, os povos originários e nós precisamos fazer esse debate, para que as nossas políticas públicas cheguem onde têm que chegar. Queremos que a população saiba de onde veio e para onde vai o recurso”.

O governador Eduardo Riedel reforçou a importância da caravana e do debate de ideias. “Para Mato Grosso do Sul é muito importante a realização desta caravana do PPA do Governo Federal aqui no Estado. Poder fazer esta escuta popular aqui em Campo Grande, poder ouvir segmentos organizados da sociedade para contribuir com o PPA é extremamente importante para o Mato Grosso do Sul”.

O reitor Marcelo Turine participou do evento ao lado da vice-reitora Camila Ítavo e da pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.

“Gestão, governança e planejamento são fundamentais para a administração pública fazer as entregas para a sociedade brasileira. O PPA é uma ferramenta fundamental para ouvir a sociedade e tomar decisões com relação às metas e investimentos para 2024, e com isso podemos fortalecer todas as políticas públicas, em especial a Educação Superior que é uma meta fundamental para fortalecer o Brasil, com a inclusão dos novos jovens na universidade e na geração de conhecimento”.

A vice-reitora Camila Ítavo convidou a comunidade universitária a participar do PPA, votando em propostas para a Educação Superior.

“A Universidade é a casa do conhecimento, do diálogo, da ciência, da tecnologia e da inovação, então, para nós é uma honra recebermos toda essa comitiva para discutirmos o PPA e definir o que queremos para o nosso país nos próximos quatro anos. Quero fazer um pedido para que todos participem e que a gente indique a política pública da Educação Superior, para que tenhamos investimentos, e possamos superar todos os desafios e melhorar a qualidade do serviço público na Educação Superior a cada dia”.

Para participar, basta acessar a conta pessoal na plataforma Gov.BR e votar nos programas propostos pela população para o Governo Federal.  É possível votar em até três projetos  clicando no botão “votar”. O prazo termina no dia 14 de julho.

Também é possível que a população faça três propostas para o governo clicando no botão “Faça sua proposta”.

Vote na proposta da Educação Superior, clicando aqui.

Texto: Crislaine Oliveira

Fotos: Crislaine Oliveira e Rúbia Pedra