Universidade recebe prêmio do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

A UFMS foi premiada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos por se destacar entre as organizações públicas no Brasil com maior adesão às ações de centralização da Central de Compras do Governo Federal. A premiação foi realizada durante o Seminário de Boas Práticas em Contratações Públicas, promovido pelo Ministério, na última segunda-feira, 11.

A centralização das compras públicas tem o intuito de padronizar os bens, produtos e serviços adquiridos, que são disponibilizados pela Central de Compras com menor custo, o que implica em economia de gastos públicos e redirecionamento de verbas para outras ações da Universidade. 

O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros, enfatiza que o destaque na centralização de compras reverte diretamente no cotidiano da comunidade universitária e da sociedade. “A adesão a essas ações de centralização do Governo Federal demonstra que estamos buscando melhorar o desempenho da Instituição em prol do nosso compromisso de levar conhecimento às pessoas. Essa missão é composta por várias etapas e uma delas é a compra de bens e serviços como obras, produtos laboratoriais, edificações, insumos, que proporcionam o ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo”, afirma. 

O pró-reitor ainda destaca que “o prêmio vai ao encontro aos patamares de destaque que a UFMS tem alcançado, como por exemplo, em rankings nacionais e internacionais na questão de sustentabilidade e de gestão, ratificando o compromisso com a sociedade”.

A Central de Compras do Governo Federal  é responsável pelo desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição, contratação, alienação e gestão centralizadas de bens e serviços. A unidade disponibiliza portfólios que atendam as demandas de diversas instituições. Ao aderir às compras centralizadas, a Universidade evita cursos processuais para realizar licitação, assim como estocagem desnecessária, promovendo uso sustentável de produtos. 

“A parceria entre a UFMS e a Central de Compras tem sido consolidada a cada ano e a cada desafio que eles nos propõem. Nos sentimos lisonjeados pelo reconhecimento como Instituição parceira do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Esse resultado se reverbera em licitações sustentáveis e altamente qualitativas, com geração de riqueza e economicidade ”, ressalta o diretor de Gestão de Contratações, Márcio de Aquino.

Texto: Alíria Aristides

Foto: Filipe Alcântara