Universidade promove encontro sobre saúde nas escolas de Campo Grande

A Universidade recebe o 1º Encontro Municipal do Programa Saúde nas Escolas (PSE) na próxima sexta-feira, 29, na Cidade Universitária. Pesquisadores da UFMS participam do grupo de trabalho e contribuem com as ações desenvolvidas em escolas de Campo Grande. 

A coordenadora do evento e professora da  Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Soraya Solon, explica que o encontro reunirá profissionais da atenção básica em saúde e das escolas do ensino público de Campo Grande, que estão vinculadas ao programa. Ao todo, são 26 instituições estaduais, 38 municipais e 53 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). O encontro também recebe pessoas com interesse pelo tema, como os estudantes. 

O PSE é uma política intersetorial com o objetivo de promover a prevenção e atenção à saúde no ambiente escolar. “O evento foi construído pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), do qual a UFMS faz parte, e também tem profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação (SED)”, explica a coordenadora.

No encontro, serão discutidos os temas a serem desenvolvidos nas escolas, como orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável e obesidade, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, da gravidez não planejada, entre outros. A docente detalha que a UFMS contribui com o programa ao auxiliar na definição de linhas de trabalho para o planejamento e execução das ações.

“A partir desse envolvimento, elaboramos projetos de ensino, pesquisa e extensão para fortalecer essa política pública e, claro, a formação dos nossos acadêmicos. Desta forma, cumprimos diretrizes importantes do ensino superior, como o compromisso social da Universidade a partir da sua participação na elaboração, monitoramento e implementação de políticas públicas, além de incentivar a atuação acadêmica para o enfrentamento das questões da sociedade”, diz.

O encontro será realizado das 8h às 17 horas, no Auditório do LAC. Os interessados podem realizar a inscrição pelo formulário. 

Texto: Mylena Rocha