O Teatro Glauce Rocha foi palco de homenagens a servidores e egressos pelas relevantes contribuições ao serviço público, à educação e à transformação da sociedade por meio de suas atividades profissionais, na manhã desta sexta-feira, 27. Em celebração ao Dia do Servidor, foi realizada a solenidade de entrega de títulos honoríficos, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
O reitor Marcelo Turine agradeceu ao Conselho Universitário pelas indicações dos homenageados e homenageadas. Durante a solenidade, cada um dos 82 homenageados receberam os títulos em frente ao Teatro lotado. “Fazemos questão de, nesse momento, abraçar cada um de vocês. O abraço engrandece o ser humano e é um sinal de respeito. Tantas histórias passaram por aqui na manhã de hoje. Nossos egressos fazem da Nossa Universidade a razão de sua existência. Nossos professores e técnicos são a base da Nossa Universidade. Muito obrigado pelo ‘sim’ de vocês à UFMS”, disse.
A vice-reitora Camila Ítavo enfatizou que a cerimônia também é uma celebração às conquistas da UFMS, em especial as obtidas junto ao Ministério da Educação nas avaliações institucionais. “Preparamos com muito amor e carinho essa cerimônia simples, mas repleta de significados. Este é um momento de ouvir, agradecer pela história de cada um. Agradeço a toda equipe que tem trabalhado incessantemente no cuidado às pessoas. Passa um filme em nossa mente, pois lembramos da nossa própria trajetória […] Neste ano, demos um presente mais do que especial e merecido para a UFMS: os conceitos máximos obtidos junto ao Ministério da Educação para o recredenciamento do ensino presencial e a distância. Vamos continuar cuidando dessa pérola que nos foi confiada. Parabéns a todos! Essa festa nos fortalece e nos incentiva a fazermos o nosso melhor e com muito respeito”, celebrou.
Foram entregues 67 títulos honoríficos e medalhas de Professor de Magistério Superior Emérito e de Técnico-Administrativo em Educação Emérito e 15 medalhas da Ordem de Mérito de Egresso. “Essa é uma manhã muito especial. Estou feliz em estar com vocês e agradeço aos nossos gestores pelo fomento ao reconhecimento dos nossos servidores que tanto lutam por uma Universidade nota 10. Steve Jobs, em discurso proferido em uma das melhores universidades do mundo, disse: ‘seu trabalho preencherá grande parte da sua vida e o único jeito de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita ser um excelente trabalho e, um excelente trabalho, só nasce do amor pelo que se faz’. Aqui, temos vários exemplos de pessoas que amam o que fazem e se dedicam e honram à nossa Instituição. Não há nada mais engrandecedor do que se dedicar ao crescimento do próximo”, disse a presidente da Comissão de Análise dos Títulos Honoríficos de Professor de Magistério Superior Emérito e de Técnico-Administrativo em Educação Emérito e pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva.
O presidente da Comissão de Análise da Ordem do Mérito de Egressos e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, enalteceu a festa, que também comemorou antecipadamente o Dia do Servidor Público. “Que festa linda! Parabéns! É muito bom estar aqui com vocês, meus cumprimentos a todos os homenageados, servidores e egressos. Amanhã se comemora o Dia do Servidor Público. Nós estamos aqui para servir a sociedade. Somos sustentados por ela e temos feito um belo trabalho, formando jovens qualificados para atuarem em todas as áreas do conhecimento”, disse.
Emocionada, a professora da Faculdade de Educação, Ordália Alves de Almeida, discursou em nome de todos os docentes. “Expresso a minha surpresa. Ontem estava aqui à noite e me lembrei que faz 41 anos que eu entro nesse Teatro. Minha vida começou aqui, me fiz pessoa e profissional nesta Universidade e aqui, ainda continuo. Tenho muito carinho por essa Instituição. Receber esse título e representar os meus pares neste momento é de uma grandeza imensa. Quero dizer que em nossa vida dedicada à educação, fazemos o que fazemos por amor. Amo o que faço e continuo disposta a lutar por uma educação de qualidade. É nosso papel, é nossa vida. Valorizem a educação, a UFMS e saibam o quão importante ela é para os nossos jovens que, muitas vezes, entram sem saber o porque estão aqui, mas, saem sabendo exatamente o que irão fazer na sociedade. Muito obrigada! Realmente foi uma grande surpresa e vou levar esse dia, 27 de outubro, como muito especial em minha vida, como servidora pública que continuo sendo. Obrigada à minha família e todos os amigos que prestigiam esse momento”.
“Agradeço pela oportunidade de representar meus colegas técnicos nessa iniciativa de valorização, incentivo e reconhecimento. Isso é de valor inestimável. Muito obrigada!”, agradeceu Giovana Kátia Viana Nucci. Ela recordou um pouco sua história até chegar à UFMS. “Sou paranaense, me formei na Universidade Estadual de Londrina em Psicologia e sempre pensava em trabalhar em uma universidade, era algo que existia em meu coração. Meus pais se mudaram para Mato Grosso do Sul quando me formei em 1996. Cheguei em Campo Grande, recém-formada, e vim conhecer a Cidade Universitária. Falei para mim mesma: um dia vou trabalhar aqui. Especializei-me em educação e fui trabalhar na educação básica. Em dezembro de 2011, abriu concurso para técnico em assuntos educacionais. Como tinha licenciatura, minha mãe, na época falou: faça esse concurso. Fiz minha inscrição em dezembro, porém minha mãe faleceu em janeiro. Foram dois meses de muito choro, mesmo sentindo a dor do luto, estudei, fiz a prova e passei. Por isso eu falo que trabalhar na UFMS é a realização de um sonho, motivo de muito orgulho. Nem todos podem compreender hoje o que é a grandeza de ser UFMS, mas um dia entenderão”. Giovana foi convidada a discursar em nome de todos os técnicos homenageados.
O egresso Hemerson Pistori falou em nome dos ex-estudantes homenageados e destacou a importância do conhecimento teórico que fundamenta a Ciência da Computação. “Todo o conteúdo de matemática, cálculo, álgebra, geometria, ensinado na graduação, utilizo, hoje, para criar produtos no grupo de pesquisa, fruto de uma parceria entre a UCDB e UFMS. Trabalho com Inteligência Artificial (IA) e, no coração da IA o que existe é o cálculo de gradientes, de derivadas. Aliás, tudo que está por trás disso foi criado há 200 anos… e eu terminei a graduação achando que era conhecimento inútil. Acabei me tornando professor e, se alguém não errou, alguma coisinha fiz de certo na função. Tenho orgulho muito grande em estar aqui, sendo homenageado com professores meus, inclusive. É muita competência e paixão e agradeço pela insistência em me ensinar, em insistir para que eu terminasse o curso. Muito obrigado!”, completou.
Após a leitura dos termos de concessão dos títulos e ordem, e da colocação do pelerine e vestes talares em cada um dos homenageados, o reitor encerrou a cerimônia. Porém, a festa continuou no Teatro, repleto de familiares e amigos dos servidores e estudantes que foram destaque no evento. Confira a galeria completa de fotos aqui.
Texto: Vanessa Amin
Fotos: Álvaro Herculano