A partir da próxima semana, profissionais que realizaram o Exame Nacional de Residência (Enare) podem escolher em quais programas desejam ingressar em 2023. “A primeira oportunidade para escolha das vagas acontecerá entre 23 e 26 de janeiro”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) Ana Rita Barbieri Filgueiras.
O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. Essas oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao programa.
Segundo Ana Rita, no Hospital Universitário são 72 vagas para programas na área de Residência Médica, 18 vagas para Residência Multiprofissional e oito vagas em programas de Residência em Área Profissional da Saúde.
“Além das residências com prática de campo no Hospital Universitário, a UFMS também disponibiliza, pelo Enare, vagas em outros três programas: oito vagas no programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, 14 vagas no programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados e 16 vagas na Residência em Medicina Veterinária”, explica o secretário de Residências da Diretoria de Pós-graduação Edilson Arakaki.
As informações sobre as residências médicas podem ser acessadas aqui. Para saber mais sobre as residências uni e multiprofissionais, clique aqui.
Sobre a admissão
As provas do Enare foram aplicadas em novembro do ano passado. Mais de 54 mil profissionais da área de saúde disputam mais de 4 mil vagas de residência oferecidas por 90 instituições em todo o país. Na composição da nota final, a nota da prova equivale a 90% e os outros 10% são da análise curricular. As melhores notas ganham destaque em relação às menores, o que define quem ocupará as vagas disponíveis.
“O candidato pode fazer as suas escolhas e opção por uma vaga no próprio sistema do Enare. As vagas disponíveis estão no edital e respectivos anexos. A classificação depende da nota do estudante e é importante acompanhar o sistema porque vai havendo alterações dependendo da nota dos interessados. As melhores notas ganham destaque em relação às menores, o que define quem ocupará as vagas disponíveis”, explica Ana Rita.
Ela detalha que, após o fechamento da primeira janela para escolha de admissão, no dia 26 de janeiro, o sistema abre novamente, entre 28 e 30 de janeiro. Caso ainda haja vagas ociosas, será oferecida uma terceira oportunidade nos dias 1º e 2 de fevereiro. Ao final do encerramento do prazo a escolha os candidatos que obtiveram as vagas podem efetuar a matrícula. “Em seguida, o sistema abre novamente, mas, dessa vez, com o interesse em preencher as vagas ociosas e formar cadastro reserva, o que reduz a possibilidade de deixar vagas ociosas também no futuro”. As matrículas devem acontecer a partir de 13 de fevereiro. Todo o processo de admissão é realizado no portal do Enare.
Texto: Vanessa Amin, com informações da Agência Brasil, MEC e Ebserh