Até 24 de outubro, professores e técnicos administrativos podem submeter propostas no Edital Publica UFMS 2021 para publicação de livros científicos. Também podem participar autores sul-mato-grossense em todas as áreas do conhecimento.
“O Edital Publica UFMS 2021 é uma chamada pública que tem como objetivo a seleção de propostas para apoio à publicação de livros científicos em formato digital, ou seja, e-books, pela Editora UFMS. Por meio dele, professores e técnicos-administrativos da Universidade, e agora também autores do Estado, têm a oportunidade de divulgar os conhecimentos científicos e tecnológicos de relevância para o desenvolvimento econômico, social, cultural e inovador em nossa região e também no Brasil, dando visibilidade nacional e internacional a suas produções”, explica a responsável pela Secretaria Editora UFMS Elizabete Aparecida Marques.
De acordo com Elizabete, este já é o terceiro Edital Publica. “O primeiro saiu em 2019, o segundo em 2020 e o terceiro, agora em 2021. Até o momento, foram contempladas 53 obras, que estão disponíveis, com acesso aberto e gratuito, no Repositório Institucional da UFMS”, complementa.
Para inscrever-se é necessário acessar o Siproj. O responsável pela propostas, seja ele servidor ou autor externo, deve possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPQ e cadastro no Open Resarch and Contributors Identification (ORCiD). Devem ser anexados: miolo do livro com 150 a 300 páginas e termos de cessão de direitos autorais. De acordo com a professora Elisabete, não são aceitos textos de caráter pessoal (biografias e memórias), literários e materiais didáticos. Ela ressalta, ainda, que dissertações, teses e outros trabalhos científicos devem passar por reformulação formal e textual dos originais a fim de se adequarem ao gênero livro. As obras devem também ser totalmente inéditas.
“O interessado em participar deve atentar-se aos prazos e as duas faixais de inscrição: uma para propostas de professores e técnicos-administrativos da UFMS e a outra faixa para propostas externas à UFMS, de autores sul-mato-grossenses. Nesse caso, o proponente deve ser autor de Mato Grosso do Sul com obra inédita referente ao estado”, ressalta Elizabete.
O coordenador de cada proposta pode submeter até três livros para publicação. As avaliações serão feitas por consultores que recomendarão ou não a publicação, observando os critérios descritos no edital (disponível abaixo), no qual há mais informações sobre as regras e requisitos para submissão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sedit.agecom@ufms.br ou no site editora.ufms.br.
Texto: Vanessa Amin