Universidade integra Impacto Acadêmico da ONU para promover desenvolvimento sustentável

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é uma das 82 instituições de ensino superior brasileiras que aderiram à iniciativa Impacto Acadêmico da Organização das Nações Unidas (United Nations Academic Impact – Unai).  “A Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides) foi apresentada à iniciativa pela Agência de Internacionalização e Inovação. Pesquisamos mais profundamente sobre o que era essa iniciativa, quais os seus objetivos, como era o processo de adesão e quais universidades já são membro. Vimos que várias universidades brasileiras participam e que a UFMS atenderia aos seus princípios e propósitos, além de contribuir com os princípios da ONU e com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica o diretor da Dides Leonardo Chaves.

Segundo Leonardo, o processo de adesão não possui custo ou taxa para a universidade e consiste no preenchimento de um formulário online no qual a instituição coloca suas informações e se compromete a cumprir os princípios da Unai. “Iniciamos o processo de adesão no início de dezembro. As Nações Unidas avaliaram, entraram em contato para algumas correções e para que fizéssemos uma nova submissão. Após essa nova análise, fomos aceitos e recebemos o certificado. A UFMS atende e promove a todos os dez princípios previstos na Unai”, comenta.

A Unai envolve mais de 1,6 mil instituições de ensino superior de mais de 150 países, no apoio e contribuição para a realização dos seus propósitos e princípios, que incluem a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Desde 2010, foi criada uma rede vibrante e diversificada de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, think tanks, instituições de ensino superior, educação continuada e associações educacionais. Estão envolvidas na iniciativa mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.

Segundo a ONU, o trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois servem como incubadoras de novas ideias e soluções para os muitos desafios globais enfrentados. O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o vínculo integral com essas partes interessadas para garantir que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade. Os dez princípios básicos da Unai são:

  1. Enfrentando a Pobreza – Um compromisso de abordar questões de pobreza por meio da educação;
  2. Capacitação – Um compromisso com a capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo;
  3. Educação para Todos – Um compromisso com oportunidades educacionais para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, religião ou etnia;
  4. Cidadania Global – Um compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;
  5. Acesso ao Ensino Superior – Um compromisso com a oportunidade de todos os indivíduos interessados adquirirem as habilidades e conhecimentos necessários para a prossecução do ensino superior;
  6. Direitos humanos – Um compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e expressão;
  7. Diálogo Intercultural – Compromisso em promover o diálogo e entendimento intercultural, e o “desaprendizado” da intolerância por meio da educação;
  8. Paz e Resolução de Conflitos – Um compromisso com o avanço da paz e resolução de conflitos através da educação;
  9. Sustentabilidade – Compromisso com a promoção da sustentabilidade por meio da educação; e
  10. Carta das Nações Unidas – Um compromisso com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.

A Unai ajuda as partes interessadas a esse respeito, divulgando informações sobre as suas iniciativas e atividades, fornecendo ideias sobre como essas atividades podem ser aplicadas em nível local nos câmpus universitários, nas salas de aula e nas comunidades e fornecendo uma plataforma onde estudantes universitários, acadêmicos e pesquisadores pode conectar e compartilhar ideias, pesquisas e recursos para promover os ODS.

“Acima de tudo, a Unai serve como uma plataforma para seus membros compartilharem informações sobre projetos, pesquisas, eventos ou iniciativas que as instituições estão realizando, além da possibilidade de encontrar parcerias com colaboradores, voluntários ou outras instituições acadêmicas membros para realização de ações e projetos conjuntamente. Portanto, a UFMS poderá além de divulgar suas ações para as mais de 1,6 mil instituições membros, encontrar parcerias importantes”, finaliza o diretor da Dides. Saiba mais sobre a Unai acessando o portal link.ufms.br/unai.

 

Texto: Vanessa Amin, com informações da Unai

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.