Universidade firma cooperação com prefeituras

No dia 30 de novembro a Reitora, professora Célia Maria Silva Correa Oliveira recebeu os prefeitos e representantes de Caracol, Corguinho, Jaraguari, Maracaju e Porto Murtinho para a assinatura de acordos referentes ao projeto Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Os acordos têm duração de cinco anos e preveem uma cooperação mútua com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da produção agroecológica familiar. Além destes locais, o projeto contempla ainda Bandeirantes, que deve assinar o acordo ainda este ano, e Naviraí, onde a atividade teve início em 2009, no assentamento Juncal.
Segundo a coordenadora da Incubadora, Mirian Coura Aveiro, a ideia de expandir o projeto surgiu depois do sucesso das atividades em Naviraí. “A equipe da UFMS já fez o cadastro das 422 famílias que serão atendidas nas 14 comunidades desses seis municípios, já fizemos também o mapeamento dos projetos de produção e o objetivo é acompanhar e orientar a organização da cadeia produtiva nesses locais”, explica. Veja no quadro as comunidades e locais atendidos.
A Universidade disponibilizará o conhecimento e fará o acompanhamento da produção das famílias e em contrapartida os municípios destinarão um valor mensal para os custeios das visitas técnicas. O mapeamento das propostas de projetos a serem incubados mostrou que em primeiro lugar a intenção é produzir frango caipira, em segundo aparece a piscicultura, em terceiro a horticultura, em quarto o cultivo da mandioca e em quinto a produção de leite.
Além dos prefeitos e representantes, estiveram presentes na solenidade de assinatura os membros das comunidades atendidas e os Deputados José Orcirio Miranda dos Santos (Zeca) e Vander Luiz dos Santos Loubet. Eles se comprometeram com o fomento financeiro para a construção de um polo regional de comercialização dos produtos agroecológicos da agricultura familiar. O Deputado Zeca já aportou cerca de R$1 milhão em emenda parlamentar para a obra e está em busca de mais verbas junto a outras instituições. Segundo a coordenadora do projeto, Mirian, o valor total da obra é de R$5 milhões e a previsão de início da construção é o primeiro semestre de 2016.


Comunidades e locais atendidos pela incubadora

Bandeirantes: Nova Esperança, Matão, Roda Viva
Caracol e Alto Caracol: produtores locais
Corguinho: Torre de Pedra, Liberdade Camponesa, Rancho Alegre
Jaraguari: Harmonia, Jatobá, Furnas do Dionísio
Maracajú: Liberdade Camponesa, Quilombo São Miguel
Porto Murtinho: Bocaiuval


Prefeitos assinaram acordos de cooperação mútua com duração de 5 anos
Prefeitos assinaram acordos de cooperação mútua com duração de 5 anos – foto: CCS/UFMS