O reitor da UFMS, Marcelo Turine, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco, assinaram nesta sexta-feira, 5, o plano de trabalho para aplicação dos recursos provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Neste ano, serão destinados R$ 871.103,27 para os programas de mestrado e doutorado acadêmicos. “Houve um aumento de cinco por cento em relação ao valor recebido ano passado”, explica o pró-reitor. O Proap tem como objetivo financiar as atividades dos programas, proporcionando melhores condições para formação de recursos humanos.
O valor poderá ser utilizado para custear despesas de manutenção de equipamentos, passagens, diárias e apoio à participação de professores e acadêmicos em eventos científicos durante o ano de 2019. Anualmente, a Capes define quanto vai investir em a cada uma das instituições de ensino com base em critérios como quantidade de alunos, conceito dos programas e se há ou não oferecimento de doutorado.
De acordo com o reitor, Marcelo Turine, a Universidade aguarda a anuência da Capes para a liberação dos recursos. “Não há ainda uma data definida para essa liberação. Conscientes disso, lançamos no mês passado editais para apoio às diversas áreas e a pesquisa é uma delas”, destaca o reitor. No dia 26 de março, a UFMS anunciou o investimento de R$ 25 milhões oriundos de recursos próprios que serão aplicados também em atividades de extensão, inovação e empreendedorismo.
Texto: Vanessa Amin