Universidade e Receita Federal criam Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Câmpus de Três Lagoas

Nesta sexta-feira, 25, a vice-reitora Camila Ítavo assinou um acordo de cooperação com a Receita Federal para criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Câmpus de Três Lagoas (CPTL). A solenidade foi realizada na sede do órgão em Campo Grande, com a participação de professores do CPTL e da Escola de Administração e Negócios (Esan).

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior que oferecem os cursos de Ciências Contábeis ou Comércio Exterior, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo e apoiar a formação de estudantes. Na UFMS, o NAF da Cidade Universitária foi criado em 2018 e o acordo assinado hoje celebra a expansão dessa iniciativa para os câmpus.

“É muito bacana vermos esse processo também no Câmpus de Três Lagoas e esperamos cada vez mais fortalecer as instituições, a UFMS e a Receita Federal, e a comunidade, a sociedade, que irá receber esse atendimento do Núcleo”, celebra a vice-reitora.

Para o coordenador do Curso de Ciências Contábeis e do NAF do CPTL, Cleston Alexandre dos Santos, o acordo com a Receita Federal possibilita a consolidação e ampliação das ações desenvolvidas por estudantes e professores que favorecem a população de Três Lagoas e região. “Nós temos serviços itinerantes na Feira Central de Três Lagoas e, agora com o Núcleo, nós usaremos a Unidade 1 de Três Lagoas para atendimento fixo, mediante agendamento, a fim de ajudar e orientar a declaração do imposto de renda da pessoa física”, contou. “Nós ampliaremos para atendimento dos microempreendedores individuais para questões de abertura, legalização, orientação contábil e gerencial. Não só orientações específicas, mas também estaremos abertos a acompanhar eles no processo gerencial, até mesmo para dar o suporte de orientação para que eles consigam crescer logo, virar um microempresário e ter sucesso no empreendimento”, complementou.

O professor ainda destaca os projetos voltados para a educação fiscal desenvolvidos pelo grupo, que já beneficiaram cerca de 1,8 mil alunos da Educação Básica. “Estamos concorrendo ao Prêmio Nacional Educação Fiscal, que nós somos o único de Mato Grosso do Sul dentre 248 projetos. Esse projeto é mais voltado para os alunos do ensino fundamental e médio. Nós vamos com os estudantes do Curso de Ciências Contábeis e Administração, capacitados previamente, com encontros e ações nas escolas”, concluiu.

O delegado titular da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva, reforçou que a iniciativa gera benefícios para as instituições e para a comunidade. “Um acordo firmado entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade Federal tem essa questão de preparar os alunos, de fornecer uma oportunidade para que eles se preparem na prática, desenvolvendo as atividades que eles estudam na teoria. Mas tem o outro lado, que é o lado social. É o atendimento à população, aquela pessoa menos favorecida, aquela pessoa que tem dificuldade de acesso aos meios tecnológicos”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade os professores Xiomara Esther Vazquez Carrazana, Silvio Paula Ribeiro, Tamires Sousa Araújo e Luiz Miguel Renda dos Santos.

Texto: Thalia Zortéa e Ariane Comineti

Fotos: Álvaro Herculano