Universidade é polo de vacinação contra gripe

A partir desta segunda-feira, 19, a Clínica Escola Integrada (CEI), vinculada ao Instituto Integrado de Saúde na Cidade Universitária, passa a ser polo da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. “A Sala de Vacinas da Clínica está imunizando, nesta primeira etapa, crianças de 6 meses a 5 anos, além, das vacinas que já compõem o calendário normal”, ressalta o coordenador da CEI, professor Ramon Moraes Penha.

“O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus, consequentemente o número de internações e o risco de morte, já que a influenza está relacionada com várias outras doenças, incluindo a pneumonia”, diz a técnica de enfermagem da CEI Vanessa Mandu. De acordo com a técnica, é importante que os pais ou responsáveis tragam a carteira de vacinação, o cartão do SUS ou CPF. “Os pais ou responsáveis também devem estar com seus documentos de identidade”, destaca Vanessa.

O atendimento na CEI é destinado a comunidade interna e externa da Universidade. Os dias e horários de funcionamento da Sala de Vacinas são: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h. Haverá distribuição de senhas no local. “Além da vacina contra a gripe, serão aplicadas também as doses contra a hepatite A e vacina meningocócica conjugada quadrivalente, que estão previstas no calendário de abril”, reforça o coordenador da CEI. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7497.

A campanha

Neste ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até 9 de julho. O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Serão distribuídas no total 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para imunização do público-alvo, em mais de 50 mil postos de vacinação espalhados pelo país. O ministério também orientou os estados e o Distrito Federal que adotem as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 durante toda a campanha.

Grupos prioritários

Integram os grupos prioritários: crianças entre 6 meses a menores 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacinação será feita de forma escalonada – os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. De acordo com o ministério, os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região.

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999.

Vacinação em Campo Grande

Além da Sala de Vacinas no Inisa, a vacina contra influenza está sendo aplicada em mais de 60 unidades básicas e saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do Município, de acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande. No dia 8, Campo Grande recebeu 32.750 doses de vacinas contra a gripe, para iniciar a primeira etapa de imunização, que engloba também gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente o público de crianças de seis meses a 5 anos é estimado em 52.015 pessoas.

“Iremos priorizar o atendimento das crianças pertencentes a estas faixa etárias e na medida em que novas doses forem enviadas nós vamos incluindo novos públicos, a exemplo de como vem acontecendo na campanha de vacinação contra a Covid-19”, explica o secretário José Mauro Filho. Confira os demais locais de vacinação aqui.

Texto: Vanessa Amin, com informações do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Campo Grande

Imagens: Marcos Gonçalves/TV UFMS