Universidade do Porto tem oportunidades para mobilidade acadêmica

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMS interessados em cursar um semestre letivo na Universidade do Porto (U.Porto), em Portugal, têm até 7 de outubro para se inscreverem. A oportunidade é para estudos a partir de fevereiro de 2021, a depender da situação epidemiológica em razão da Covid-19.

A inscrição deve ser feita seguindo as orientações descritas nos editais da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), disponíveis neste link. Para se candidatar é preciso ter 18 anos ou mais; estar regularmente inscrito em curso de graduação ou pós-graduação da Universidade; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária do curso; apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,5 e assumir os gastos com transporte, seguros internacionais de saúde e de vida.

A seleção será feita pela U.Porto, que irá definir a quantidade de vagas para esta seleção. “Entre os benefícios que a mobilidade pode trazer, neste caso em específico tem a isenção das taxas acadêmicas da U.Porto, e de maneira geral a experiência enriquecedora que a mobilidade promove. A troca de conhecimentos acadêmicos, a troca cultural, a ampliação da visão do mundo, isso tudo o estudante leva para toda a vida. Além da experiência em Portugal, a U.Porto também recebe pessoas de muitos países, então essa troca cultural será também com diversas nações”, destacou a chefe da Divisão de Relações Internacionais (Dirin) da Aginova, Carolina Nantes.

Ainda de acordo com Carolina, o estudante que participa de uma mobilidade oferecida pela UFMS representa a Instituição naquele país. “Ficamos muito felizes que aproveitem essas oportunidades e que bem nos representem, no sentido da convivência com os colegas e professores, de buscarem também oportunidade para outros estudantes e docentes conhecerem a nossa Universidade, essa troca de experiências que também é muito enriquecedora para o estrangeiro que vem à UFMS”, disse.

Todas as informações sobre a seleção para a mobilidade na Universidade do Porto podem ser obtidas neste link, no site da Aginova. Por conta do momento atípico de pandemia, a equipe orienta os selecionados a só finalizarem a compra de passagens e de seguro de vida após confirmado o visto. “Outra recomendação é que o estudante esteja atento ao consulado geral do Brasil no Porto. As informações são constantemente atualizadas no site porto.itamaraty.gov.br/pt-br”, informou a chefe da Dirin.

Texto: Ariane Comineti