Universidade contribui para fortalecimento da educação a distância

Nos dias 17 e 18 de maio representantes da UFMS participaram do seminário regional da Associação Universidade em Rede (Unirede) em Cuiabá (MT). O tema foi A EaD em pauta: ensino híbrido – diálogos formativos na educação superior”. A UFMS é filiada à associação desde 2017.

Segundo a representante institucional, professora Daiani Damm Tonetto Riedner, Chefe da Divisão de Educação a Distância (DIEAD/SEDFOR/UFMS), as ações em rede têm sido importantes para a articulação e o fortalecimento da educação a distância pública no Brasil.

“Além da colaboração em pesquisas acadêmicas, organização e participação em eventos, a UFMS tem contribuído para a elaboração de documentos, referatórios e minutas de normativas que envolvem a gestão, financiamento, legislação e normativas da educação a distância. Considerando o atual cenário que está posto para a educação a distância, com cortes que chegam a 80% do custeio previsto para manutenção dos cursos, a articulação e união de forças entre as instituições públicas de ensino superior é primordial para que a educação a distância seja institucionalizada e mantenha seu crescimento qualitativo, mesmo em um cenário de contingenciamento de recursos”, pontua.

No seminário regional, além de participar da organização, a professora mediou a mesa de debate sobre o tema do evento, com a participação dos professores Lilian Ucker Perotto (UFG), Soraya Menezes de Queiroz (IFSP) e Tales Nereu Bogoni (UNEMAT). O professor Além-Mar Bernardes Gonçalves do Instituto de Física (Infi/UFMS), ministrou a oficina “Avaliação de Aprendizagem no Moodle”.

Texto: Ariane Comineti – Fotos: cedidas pela professora Daiani Damm Tonetto Riedner