Com intuito de consolidar e modernizar a prática de governança na instituição, a Universidade publicou o Sistema de Governança Institucional (Sigovi). A iniciativa atualiza o plano já existente e passa a ser composto por vários elementos, como mecanismos, práticas, políticas, estrutura e indicadores.
A governança pode ser entendida como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão. Como resultado, promove políticas públicas, transparência e prestação de serviços de interesse da sociedade.
A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, explica que a atualização foi necessária para traduzir a importância que a governança representa para a Universidade. “O Sigovi passa a instituir o desenho da Governança e vem para consolidar e aprimorar os atos normativos referentes a Governança Institucional”, pontua.
A pró-reitora destaca a importância da inclusão das políticas de governança institucional no Sistema. “Essa ação demonstra o compromisso da UFMS com a integridade, prevenção à fraude e corrupção, gestão de riscos, continuidade do negócio, transparência e acesso à informação”, enfatiza.
Entre os pilares centrais do Sistema, estão o direcionamento para que dirigentes, servidores e colaboradores atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões da Universidade; orientações sobre princípios da legalidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência; ações para consolidar as boas práticas da transparência, comunicação e controle, a fim de garantir os produtos e serviços efetivamente prestados à sociedade; e direcionamento sobre as ações institucionais quanto à promoção do desenvolvimento sustentável alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O desenho do Sigovi, com os elementos que o compõem e informações complementares, está esquematizado na página de governança da Universidade, que tem o intuito de facilitar o acesso da comunidade interna e externa e divulgar o trabalho realizado pela UFMS para garantir uma governança eficaz e moderna.
Os investimentos em modernização do processo de governança resultam em destaque nacional e internacional, como no ranking promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda. Pela política de governança no uso de recurso público, a UFMS ocupou o primeiro lugar do ranking entre as universidades federais da região Centro-Oeste e a 13ª posição entre as 69 instituições ranqueadas. A classificação considera o uso do dinheiro público para entregas de bens e de serviços para a sociedade. Outro destaque da governança da UFMS foi o reconhecimento com o troféu ouro no Prêmio Qualidade da Gestão MS 2023, do Instituto MS Competitivo. A Universidade conquistou a primeira colocação na modalidade Compromisso com a Excelência.
Texto: Alíria Aristides