A UFMS se destacou no Prêmio Rede Governança Brasil 2022, que homenageou órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, além de estatais e pessoas da sociedade de economia mista que trabalham em prol da Governança. A vice-reitora Camila Ítavo esteve em Brasília na última semana para receber o prêmio do 3º lugar na categoria Administração Pública Direta.
A escolha dos finalistas ocorre a partir do Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG), do Tribunal de Contas da União (TCU). É feita uma seleção dos órgãos públicos, autarquias e fundações que tiraram nota acima de 0,8 no iGG, a partir daí é então definida uma lista de organizações e instituições, que passaram pela comissão avaliadora do prêmio no âmbito da Rede Governança Brasil.
O Prêmio RGB foi criado para valorizar e fomentar as boas práticas em governança, instituições e profissionais, estimulando as competências, princípios e a atuação ética, e conferindo mérito às atuações relevantes na esfera pública do país.
A premiação tem duas categorias principais: Estatais e Sociedades de Economia Mista e Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional.
A novidade deste ano foi a inclusão do Prêmio ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), reconhecendo as entidades mais bem avaliadas na dimensão de gestão de pessoas, também tendo como base o Levantamento do TCU.
A RGB
A Rede Governança Brasil (RGB) é uma associação civil sem fins lucrativos, composta por um grupo qualificado de especialistas, oriundos do setor público e da iniciativa privada, que trabalham de forma voluntária.
O conceito de “boa governança” adotado na premiação é baseado Decreto nº 9.203/2017 e no Acórdão nº 2164/2021 do TCU, que trata dos resultados do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública. Os demais premiados, regulamento e outras informações podem ser encontradas no site da premiação.
Texto: Crislaine Oliveira, com informações da RGB
Foto: Assessoria da RGB