Com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica e de instituir uma rede de pesquisa ibero-americana de direitos humanos, a UFMS e universidades da Espanha e de Portugal celebraram acordos de cooperação.

Universidade celebra acordos de cooperações internacionais

De 08 a 14 de setembro o Vice-Reitor, professor João Ricardo Filgueiras Tognini, e uma comissão de professores do curso e da pós-graduação em Direito da UFMS estiveram na Espanha e em Portugal para celebrar acordos de cooperação com instituições de ensino superior. Foram realizadas cooperações com as universidades: Complutense de Madrid e de Salamanca, na Espanha, e com a Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, em Portugal.

Segundo a professora Luciani Coimbra, gestora dos acordos internacionais, o objetivo geral é a cooperação acadêmica internacional entre as universidades através da constituição de uma rede de pesquisa ibero-americana de direitos humanos; o intercâmbio de professores e alunos dos programas das universidades; a realização de estágio pós-doutoral; bem como a realização de eventos e de publicações conjuntas. “A institucionalização dos vínculos propiciada pela celebração dos acordos irá consolidar a pesquisa e fortalecer as ações acadêmicas como um todo”, explica.

O Vice-Reitor esteve acompanhado dos professores Antônio Hilário Aguilera Urquiza e Luciani Coimbra de Carvalho nas cidade do Porto, Madrid e Salamanca. Nestas duas últimas, o grupo foi acompanhado também da professora Lívia Gaigher Campello Bósio. Na oportunidade os professores participaram ainda de congressos internacionais na área dos direitos humanos.

Algumas das ações previstas pelos acordos já estão em andamento como pesquisas em conjunto e realização de eventos. Outras ainda estão previstas para terem início no próximo ano. Os professores Jesus Lima Torrado, da Universidade Complutense de Madrid, e Maria Esther Martínez Quintero, da Universidade de Salamanca, já integram o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMS.