Universidade celebra 43 anos com homenagem a servidores e egressos

A comemoração ao aniversário de 43 anos de federalização da UFMS, celebrado em 5 de julho, foi realizada na manhã desta terça-feira, no Teatro Glauce Rocha. A solenidade foi marcada por homenagens aos servidores que contribuem diariamente para a construção da Universidade, bem como aos que passaram pela Instituição como estudantes e levam seu nome com profissionalismo e responsabilidade. A transmissão foi feita ao vivo pelo canal da TV UFMS

Ao todo, foram homenageados 22 docentes com o título de “Professor de Magistério Superior Emérito”, 40 técnicos-administrativos com o título de “Técnico-Administrativo em Educação Emérito” e quatro egressos com a Medalha da Ordem do Mérito de Egresso. Entre os egressos, foram contemplados profissionais de destaque das áreas de Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias e Multidisciplinar.

“É uma emoção muito grande testemunhar esses 43 anos de federalização da UFMS. O maior orgulho da nossa instituição são as pessoas e valorizá-las é nosso papel enquanto líderes na maior e melhor Universidade de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor Marcelo Turine. 

Rememorando o processo de criação do hino institucional, o reitor destacou o desafio de encontrar palavras para expressar o sonho sul-mato-grossense com a divisão do estado e com a criação da Universidade. “Em 1979 cria-se a nossa UFMS, um orgulho, uma joia desse estado e país, um patrimônio público brasileiro, com o qual todos nós temos o maior respeito. São praticamente 35 mil pessoas diretamente vinculadas à nossa instituição. Parabenizo a todos os homenageados e agradeço pela parceria em construir esse patrimônio. O desenvolvimento dessa homenagem foi um misto de emoção, porque somos um time, uma família. E sem a nossa comunidade não temos como alcançar a missão social que é contribuir com a transformação das vidas dos nossos jovens, do Mato Grosso do Sul e do Brasil”, declarou. 

 

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que o que faz a diferença na UFMS são as pessoas, comentou que perto de outras instituições, ainda é nova, porém simples e complexa, com pessoas de todos os jeitos e áreas de conhecimento, levando o conhecimento, a Ciência, a transformação pela Educação a todo o estado. “No calendário institucional deste ano temos uma foto de uma estudante com seu filho em frente ao monumento símbolo, ela significa que a UFMS é como uma mãe, que acolhe, dá suporte, fortalece e faz crescer. E é isso que temos de fazer a Universidade ser, está em nossas mãos fazê-la melhor a cada dia. Hoje temos professores, técnicos e egressos levando o nome da UFMS nas mais altas honrarias, levando o fruto do nosso trabalho. No aniversário da Universidade, nosso maior presente é nossa dedicação e amor. Que continuemos plantando e semeando com honra àqueles que vieram antes de nós, àqueles que caminham conosco e àqueles que virão depois. Nosso sonho e desejo para a UFMS é que ela seja milenar e siga forte, linda, simples e complexa, sobretudo humana e realizadora de sonhos”, disse. 

 

Homenageados 

A representantes dos docentes que receberam o título honorífico, Andrea Flores, que atua há 10 anos na UFMS na Faculdade de Direito, falou sobre a alegria do momento: “É uma dupla felicidade receber a homenagem e representar todos os professores, porque não me sinto falando em nome apenas dos 31 homenageados, mas em nome dos 1.499 professores da instituição. É uma emoção por ser os 43 anos de federalização da UFMS, tenho um profundo orgulho da minha instituição pela forma como é administrada e por todo o incentivo que temos em pesquisa, extensão e ensino. Tenho certeza que temos o melhor material humano do estado aqui, temos espaço para todos e todos que quiserem efetivamente desenvolver algum projeto terão apoio da instituição”.

 

Servidora há 36 anos na UFMS e atualmente vinculada ao Biotério Central, Telma Bazzano da Silva falou em nome dos técnicos-administrativos homenageados. “É um prazer representar os amigos de longa data com os quais tive e tenho o privilégio de conviver. É uma emoção muito grande ter o reconhecimento de todo o trabalho para construirmos essa Universidade, que tem cada vez mais destaque no estado e país. Nossas escolhas devem ser sempre feitas com amor, carinho e dedicação, porque dessa forma fazemos tudo da melhor maneira possível. Amo trabalhar na UFMS, aqui é minha segunda casa, aqui todos os meus sonhos foram realizados, pois por meio desta instituição construí tudo o que tenho, minha família e minha vida profissional, tudo foi a Universidade que proporcionou”, disse. 

 

Representando os egressos homenageados, o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade, Felipe Oliveira, contou um pouco de sua história na Instituição, desde as visitas feitas com a escola na infância até quando estudou Direito e depois mestrado em Direito na UFMS. “Desses 43 anos da UFMS são aproximadamente 20 dos quais participo, primeiro como estudante, depois como mestrando e agora atuando na Procuradoria. É meu sonho estar aqui e espero que sejam ainda muitos anos. Para mim é motivo de gratidão receber essa homenagem, me sinto honrado em receber esse título, por tantos colegas valorosos, tantos juristas que a Universidade já formou. Agradeço a indicação e renovo o compromisso em devolver um pouco de tudo o que a Universidade já fez por mim”, discursou. 

 

Além dos homenageados, discursaram também os presidentes das comissões de análise dos títulos concedidos: Henrique Mongelli, Andreia Costa Maldonado e Albert Schiaveto de Souza. 

Participaram do dispositivo da solenidade os pró-reitores de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros; de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), Maria Lígia Macedo; de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Dulce Tristão; de Gestão de Pessoas (Progep), Andreia Maldonado; de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes; de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert de Souza; a professora Heloisa da Costa, representando o pró-reitor de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira; o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade, Felipe Oliveira; a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun; o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, representando o governador do estado; o secretário-adjunto de Educação, Waldir Leonel, representando a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Pinheiro. 

A cerimônia teve ainda a apresentação cultural dos músicos Douglas DaKombi & Os Furgões de Marte.

Celebração 

A comemoração aos 43 anos da UFMS segue logo mais à noite, a partir das 20h, com apresentações do Movimento Concerto, também no Teatro Glauce Rocha. A programação terá a Banda Sinfônica da Universidade, com participação da Orquestra Comunitária da UFMS. A regência será de Jorge Geraldo e haverá a participação de Evandro Rodrigues Higa, como solista no piano. Mais informações podem ser obtidas nesta matéria

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Vanessa Amin, Thayná Oliveira e Crislaine Oliveira