Universidade assina acordo de cooperação para expansão da Rádio Educativa UFMS

Na tarde desta terça-feira, 17, foi realizada a cerimônia que marca a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública e da comunicação universitária no país. A UFMS foi uma das 31 universidades contempladas e assinou o acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para a ampliação da Rádio Educativa UFMS 99.9 para os câmpus.

O reitor Marcelo Turine participou da solenidade em Brasília (DF) e celebrou a conquista para a Instituição. “Hoje é um momento muito especial para nós, assinamos a expansão da nossa Rádio para mais nove câmpus da nossa Universidade. É um momento que a Universidade está presente nesse processo de fortalecimento e conexão, junto também com a política de comunicação do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo é, cada vez mais, levar o conhecimento para a população, e também evitar fake news e fortalecer a ciência, a educação e a formação de professores, que é um desafio para toda a educação básica do Brasil”, ressaltou.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância da parceria entre a EBC, Andifes e as universidades federais de todo o Brasil. “Fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública é imprescindível para o nosso Governo e essa parceria da EBC com as universidades federais traz uma gama de conteúdos educativos e a divulgação, não só da cultura local, mas de diversos estudos e pesquisas desenvolvidas em nossas universidades.  Essas riquezas de conteúdos não só agregam para a cultura e lazer da programação de rádio e TV ofertada, mas têm importante caráter de inclusão social”.

O Presidente da EBC, Hélio Doyle, destacou que a parceria estreita laços entre a comunicação pública e as instituições brasileiras. “Procuramos aprofundar a relação com as universidades federais públicas, aumentar os programas de notícias e estamos também estabelecendo acordos de parceria com emissoras e agencias públicas de vários países. Com os termos de cooperação, vamos possibilitar a troca de informações, intercâmbios de notícias, para que tenhamos mais diversidade e pluralismo em nossa programação, [para] aumentar o volume da nossa produção voltada para arte, cultura, ciência e educação. Sempre com credibilidade, para prestar um serviço  de qualidade para população”, enfatizou.

A presidenta da Andifes, Marcia Abrahão Moura, explica que as universidades federais assinaram o acordo para a operação de 72 novas emissoras de rádio e TV. “É muito importante ver o Governo valorizando nossas universidades públicas e valorizando todo o potencial que nós temos com a sociedade, pois nós sabemos da importância de levar a comunicação de qualidade e com informações verdadeiras para nossa sociedade”, disse.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, outras 13 universidades federais deverão assinar acordos similares com a EBC em breve, com a intenção de operar em parceria 28 estações. Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras operadas por universidades federais — bem como mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão.

Texto: Lúcia Santos

Fotos: Andifes (capa) e Rafael Neddermeyer da Agência Brasil