Até o dia 7 de julho, interessados em participar do processo seletivo para cadastro de professores formadores podem efetuar as inscrições. Os selecionados atuarão nos cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância pela UFMS, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As inscrições devem ser feitas no Sigproj. Além das três vagas previstas anteriormente, foi aberta mais uma para o curso de Letras (Português e Espanhol) (confira no edital nº 21 abaixo). No total, agora são 23 vagas. Também são oferecidas sete vagas para o curso de Educação Física, seis para o de Administração Pública, quatro para o de Ciências Biológicas e duas para o de Pedagogia. O candidato deve possuir experiência mínima de um ano como professor do ensino superior, estar disponível para viagens aos polos de apoio presencial, ter ministrado ao menos uma disciplina ou módulo a distância em cursos de graduação ou especialização, residir em Mato Grosso do Sul e possuir experiência docente comprovada na área de conhecimento da disciplina. Além disso, cada disciplina reúne pré-requisitos específicos que devem ser observados pelos candidatos.
Para desempenhar as atividades de professor formador, os selecionados receberão, na forma de fomento, bolsa paga pela Capes no valor de R$ 1,3 mil para professor formador I (três anos de experiência no magistério superior) e R$ 1,1 mil para professor formador II (um ano de experiência no magistério superior). De acordo com o secretário especial de Educação a Distância e Formação de Professores, Cristiano Vieira, as quantidades de bolsas variam de acordo com a carga horária das disciplinas. Os polos com vagas disponíveis são os de Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Campo Grande e São Gabriel do Oeste.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nos editais abaixo. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail seleção.sedfor@ufms.br.
Texto: Vanessa Amin