Universidade amplia e empresta equipamentos para servidores

Nesta quinta-feira, o reitor Marcelo Turine e a vice Camila Ítavo entregaram os primeiros 12 kits com equipamentos tecnológicos para auxiliar servidores no desenvolvimento das atividades remotas. Após contemplar estudantes, a UFMS também atendeu a demanda de técnicos e professores da Instituição.

A iniciativa faz parte do edital conjunto entre a Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e tem o objetivo de contribuir para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade e atender ao Programa Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS.

Para o reitor, a ação vem complementar a estrutura dos profissionais para a realização do trabalho remoto. “Neste momento estamos em casa e todos usando os equipamentos eletrônicos, então a Universidade complementa a estrutura do professor e do técnico para fazer um trabalho de qualidade. É muito importante esse envolvimento, esse pertencimento dos nossos servidores na missão institucional”, declarou.

Segundo Camila Ítavo, a UFMS, em primeiro momento, priorizou o atendimento aos estudantes que precisavam dos equipamentos e agora também contempla os servidores. “Após atender os nossos estudantes, atendemos a nossa equipe de técnicos e professores. Sabemos da realidade, todos nós vivenciamos em nossas casas, nos adaptamos, mas pensamos que sempre podemos pensar na melhoria da qualidade de vida no trabalho, então é uma ação de cuidado das pessoas. Nós olhamos nossa equipe. A nossa Universidade reconhece e agradece e neste momento dá um maior apoio para a realização das atividades laborais”.

A UFMS aderiu no ano passado ao programa Alunos Conectados. Segundo o Relatório de Ensino Remoto de Emergência de 2020, houve a distribuição de 821 chips de celular com 20Gb de dados/mês para estudantes vulneráveis da graduação. O Auxílio Inclusão Digital contemplou 685 estudantes beneficiados em 2020.1 e, 790 estudantes beneficiados em 2020.2. O edital deste ano continua aberto e tem o objetivo de auxiliar na realização do Ensino Híbrido, por meio do Ensino Remoto de Emergência ou EaD.

A Universidade também foi protagonista e criou o projeto Aldeias Conectadas, inédito no Brasil, para atender alunos da região de  Aquidauana. Com a iniciativa, foram instaladas três torres de radiodifusão para a transmissão de internet via rádio e dois pontos de acesso wi-fi em cada uma das aldeias Ipegue, Lagoinha, Água Branca, Bananal, Limão Verde, Colônia Nova e distrito de Taunay, contemplando mais de 200 estudantes.

Equipamentos de Ponta

Técnica de Assuntos Educacionais e servidora há quase seis anos na Cidade Universitária, Simone de França Gregório, foi uma das contempladas com o kit por meio do edital. “Eu estava com um notebook antigo e para trabalhar era muito complicado. Estamos acostumados com o computador de mesa daqui, com tela maior. Agora vamos produzir melhor. A gente se sente mais motivado e mais valorizado”, disse.

A professora Eliene Oliveira do Campus de Coxim falou por videoconferência sobre a importância da iniciativa. “Em nome dos docentes e técnicos da UFMS quero agradecer a preocupação da nossa reitoria e pró-reitores, tanto com a nossa saúde física quanto com a qualidade do trabalho. Agradeço essa sensibilidade, para nós é muito importante esse reconhecimento”.

Para o pró-reitor de Gestão de Pessoas, em exercício, José Carlos Crisóstomo Ribeiro, a entrega dos equipamentos demonstra a valorização e reconhecimento dos servidores e proporciona melhores condições de trabalho. “Grande parte dos servidores que tiveram de entrar nesse sistema remoto não tinham equipamento adequado, ás vezes nem tinha equipamento, então esses kits vêm para ajudar o desenvolvimento das suas atividades”, declarou.

Todos os equipamentos entregues aos servidores estão de acordo com o sistema padrão da UFMS, como explica o diretor da Agetic, Luciano Gonda. “O servidor recebe o equipamento para trabalhar como se estivesse aqui, sistema com criptografia de dados na transmissão. Mantemos segurança dos dados e também a segurança física dos servidores, que poderão trabalhar em casa com equipamento de ponta”.

O edital é de fluxo contínuo e as inscrições seguem até o fim do ano para os servidores que precisarem de equipamentos. “Essa é a primeira etapa e se enquadraram esses 12 servidores, em paralelo continuamos com o cadastro pelo edital até mesmo para conseguirmos fazer a aquisição de novos equipamentos para as próximas entregas. Estamos levantando a demanda para apresentar ao MEC”, explicou o diretor da Agead, Hércules da Costa Sandim.

Cerimônia para entrega dos kits para os servidores foi realizada de forma presencial e por meio de videoconferência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Christiane Reis

Fotos: Leandro Benites