Pessoas com 60 anos ou mais podem se inscrever para participar das atividades da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) até quinta-feira, 14. São 90 vagas para ações variadas, e a prioridade é para aposentados e pensionistas da UFMS.
Técnico administrativo e um dos fundadores da Unapi, Eduardo Ramirez Meza explica que a Universidade oferece 11 atividades para os idosos, sendo uma obrigatória e 10 eletivas.
“A atividade obrigatória é denominada ‘Interação e Escuta Ativa: Diálogos Entre a Ciência e a Sociedade’, que tem como objetivo a interação entre as pessoas que participam. Não temos um conteúdo fixo. Nós apresentamos serviços que a Universidade oferece, aproveitamos esse momento para que eles possam se conhecer, trocar experiências, trazer suas demandas e sugestões”, detalha.
As demais atividades são variadas, e os idosos podem escolher de acordo com suas preferências. Há ações que envolvem atividades físicas, educação financeira, aulas de informática e oficinas de memória, por exemplo.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na secretaria da UnAPI, no Complexo da EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Apesar da prioridade para aposentados e pensionistas da UFMS, os demais idosos também têm a chance de participar. “Na medida em que a procura não esgote o total de vagas, outras pessoas idosas também poderão se inscrever”, diz o técnico.
Quer saber mais? Acesse a página da UnAPI para outras informações.
Texto: Mylena Rocha