Universidade Aberta à Pessoa Idosa encerra atividades de 2023 com apresentações culturais

Nesta segunda-feira, 4, foi realizada a cerimônia de encerramento das atividades da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) de 2023, na Cidade Universitária. Durante o evento, participantes apresentaram performances culturais, com coral, peça de teatro e leitura de poemas.

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a importância de ações do programa, que promovem o bem-estar dos participantes. “Eu acho que o que estamos fazendo aqui é uma ação de graças, é agradecer, eu espero que a UnAPI tenha longa vida. A sabedoria que cada um dos nossos participantes têm é tão maravilhosa que nos ensina muito. A sabedoria e o brilho, essa felicidade que os idosos compartilham conosco não tem preço. Que todos estejam fortalecidos para o ano que vem, para que a gente possa continuar aprendendo, ensinando e compartilhando tudo isso, nessa riqueza que é a vida”, disse.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, celebrou as apresentações culturais e destacou a participação das pessoas envolvidas. “Fiquei muito emocionado de ver o trabalho realizado aqui, adorei o coral e a peça teatral das viúvas! Antigamente, ser idoso era uma coisa que ninguém queria ser, né? Agora é uma honra. Eu agradeço a todos que têm participado das nossas programações, das nossas atividades em cada câmpus. Parabéns aos nossos professores, técnicos e estagiários, que se dedicam”, comemorou.

A coordenadora da UnAPI, Camila Guimarães Polisel, destacou que são mais de 100 pessoas envolvidas na iniciativa. “Fica aqui a nossa gratidão, enquanto coordenação, a todos os que contribuíram de alguma forma, para todas as ações que foram realizadas no ano de 2023. Considerando os dois semestres, nós tivemos um total de, aproximadamente, 750 idosos matriculados em, pelo menos, uma das nossas atividades”.

A coordenadora do programa Sou Idoso UFMS, Suzi Miziara Barbosa, também aproveitou o momento para falar sobre a participação dos servidores idosos.  “O Programa foi constituído para acolher o servidor idoso. As ações do Programa, estão imbricadas junto com a UnAPI e o que nós queremos é uma qualidade de vida melhor para a pessoa de 60 anos ou mais, quando ela entra aqui na UFMS. Nossa comunidade acadêmica, de professores e técnicos, tem voltado o olhar para a pessoa idosa. Nós podemos fortalecer nossa UnAPI cada vez mais, fazer um diferencial na nossa comunidade”, comentou. 

Maria de Fátima Barbosa, de 65 anos, iniciou na UnAPI em 2021 e hoje já participa de dois projetos. “Aqui é muito bom pra mim, a gente interage, conhece muitas pessoas e aprende também com os professores que são todos muito bons. Eu faço dois projetos, a memoridade e o envelhecimento ativo”.

O participante José Marco Silva, de 67 anos, descobriu o programa por acaso, no portal da Universidade, e atualmente também participa como palestrante. “Você conhece novas pessoas, tem pessoas que são formadas e outras não. Então, nas palestras que eu faço, eu transformo a linguagem dos cientistas, dos professores, na linguagem popular. É minha terapia ocupacional, fazer minhas palestras, meus estudos e a minha culinária”, disse.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano