Unidades preparam programação especial para recepcionar estudantes

Kits distribuídos no Teatro Glauce Rocha para ingressantes

A programação de recepção aos estudantes da UFMS em 2022, está repleta de atividades que serão realizadas na Cidade Universitária, em Campo Grande e nos nove municípios onde a Universidade tem câmpus. O momento é de rever colegas e de conhecer os novos estudantes da UFMS, seguindo com todos os cuidados e Protocolos de Biossegurança.

O reitor Marcelo Turine expressou a alegria em ver novamente a Universidade repleta de estudantes, professores e técnicos administrativos. “É uma emoção muito grande iniciar nossas atividades letivas da graduação e pós-graduação. São quase 5.500 novos estudantes chegando na Universidade, se unindo aos cerca de 30 mil membros da comunidade. Gratidão a Deus e à Ciência por terem nos tornado um meio capaz de levar cada vez mais a Educação, a formação para nossos jovens. Esse é o papel da Universidade pública, gratuita e de qualidade, trazer a Ciência para dar mais qualidade de vida para toda a população”, disse.

“É um momento especial para toda a Cidade Universitária e os câmpus. Já estávamos desenvolvendo várias atividades presenciais em alguns cursos e a partir desta semana, as atividades serão 100% presenciais em todos os cursos de graduação. Há, ainda, a possibilidade de algumas disciplinas serem ofertadas na modalidade a distância, de acordo com a regulamentação da UFMS, do Ministério da Educação e das diretrizes curriculares de cada curso. Então podemos ter 100% presenciais, 100% a distância e outras parte presencial e parte a distância”, destacou o pró-reitor de Graduação e presidente do Conselho de Graduação Cristiano Costa Argemon Vieira.

O pró-reitor lembra que a UFMS foi a primeira universidade a elaborar, em março de 2020, um plano de biossegurança para conciliar as atividades acadêmicas e administrativas e promover a preservação das vidas. “No plano de biossegurança são apresentadas as diretrizes e orientações para o desenvolvimento das atividades seguindo o que rege a ONU, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, governo do Estado e secretarias municipais onde atuamos. Dentre as medidas adotadas para o início do semestre, estão instalação de dispensers com álcool gel e uso obrigatório de máscaras. O estudante que não estiver usando máscara será impedido de acessar as aulas e receberá falta nas atividades daquele dia”, advertiu Cristiano.

Calouros do Instituto de Biociências

Vieira destaca as diversas oportunidades para complementação da formação acadêmica, por meio do engajamento nos coletivos da UFMS e participação em editais. “Desejamos que o nosso estudante ingressante tenha novas experiências contribuindo para sua vida profissional, mas também pessoal, se tornando um cidadão que consiga influenciar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Para isso oferecemos várias ações de ensino, através das quais eles podem fortalecer a sua formação. Especificamente na Prograd temos os projetos de ensino, as monitorias, os grupos PET, as ligas acadêmicas, as equipes de competição, entre outras. Ele pode acessar o portal prograd.ufms.br para mais detalhes”, destacou.

Cristiano ressaltou também que a UFMS por meio de diversas ações tem ajudado o estudante a permanecer no curso até a sua conclusão, diminuindo a evasão. “Também destaco as oportunidades para os estudantes aproveitarem para participar de programas de mobilidade acadêmica nacional e internacional. Temos diversos acordos de cooperação com instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras e por meio deles os estudantes podem passar algum tempo nestas instituições, voltar e fazer o aproveitamento dos créditos. Algumas até são remuneradas. Todas são oferecias por meio de editais que ficam disponíveis no portal da Prograd e no Sigproj. Mais informações também podem ser obtidas junto à Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova). O estudante também pode procurar o coordenador de curso, que é o grande líder que vai orientar no que ele tiver necessidade”, orienta o pró-reitor.

“A expectativa para esse semestre é muito boa, com a retomada das atividades presenciais. Também é um momento de agradecer aos nossos professores, técnicos, diretores de unidades e coordenadores de curso pela dedicação, comprometimento e trabalho realizado nos últimos dois anos. A partir desta semana temos a oportunidade de fortalecer os nossos processos de ensino e aprendizagem, nossos cursos e a formação dos nossos estudantes que é a expectativa da comunidade em relação à UFMS. Quero também dar as boas-vindas aos nossos calouros e veteranos, até porque muitos deles ainda não estiveram na UFMS presencialmente. Estamos preparados para receber vocês”, concluiu.

Atividades

Entre as diversas ações programadas para receber toda a comunidade estão shows, rodas de conversa e apresentações variadas. A programação da Recepção Institucional, com realização entre 8 e 10 de março, a partir das 19h, no Teatro Glauce Rocha, será transmitida ao vivo pela TV UFMS.

Nos câmpus, faculdades, institutos e escola, as direções, coordenadorias administrativa e acadêmica, e os coletivos prepararam as boas-vindas com a distribuição dos kits personalizados para os calouros contendo garrafa, boné e camiseta; visitas às unidades, palestras e apresentações culturais, entre outras atividades.

Confira aqui ou acesse os sites específicos das unidades para conferir a programação detalhada na Cidade Universitária. Abaixo, acesse a programação dos câmpus.

Campus de Aquidauana

Campus de Chapadão do Sul

Campus de Coxim

Campus de Naviraí

Campus de Nova Andradina

Campus do Pantanal

Campus de Paranaíba

Campus de Ponta Porã

Campus de Três Lagoas

 

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin

Fotografias: João Costa/Acervo Inbio