Unidades para processamento celular, radioterapia e tratamento de AVC foram inauguradas no Hospital Universitário

Foi realizada na manhã de hoje, 20, a solenidade de inauguração de três novas unidades no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS Ebserh). A cerimônia foi transmitida ao vivo pela página do Hospital.

Foram inaugurados o Centro de Processamento Celular (CPC), o bunker da Radioterapia e a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do descerramento das placas, foram realizadas no evento a assinatura do Termo de Intenção de Repasse do Governo de Mato Grosso do Sul ao Humap-UFMS Ebserh, para o custeio do CPC, e a entrega do Diploma de Amigo do Humap-UFMS Ebserh, em reconhecimento e agradecimento pela conquista.

O superintendente do Hospital, Claudio Cesar Silva, agradeceu a todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Humap-UFMS Ebserh. “O que posso destacar hoje é a palavra ‘gratidão’. Agradeço a Deus que me deu energia e a essa equipe maravilhosa que nesses anos tem feito a diferença na vanguarda da Saúde. Agradeço também ao governo do estado pelo apoio que temos tido e pelos recursos, e à prefeitura que também sempre tem nos atendido com abertura ao diálogo. Agradeço aos órgãos de controle, que com as exigências têm nos auxiliado a nos tornarmos instituição modelo para o Brasil; a todos os profissionais que por aqui passaram, por terem construído essa história; à Defensoria Pública; e à reitoria da Universidade, que tem acompanhado, dia a dia, o nosso trabalho, mesmo não tendo mais a responsabilidade administrativa sobre o hospital, têm nos amparado e fortalecido. Agradeço ainda à Ebersh que tem feito a diferença na gestão dos hospitais em todo o país”, disse.

Em relação às obras, o superintendente falou sobre a importância das novas unidades para a assistência e para a formação de pessoas, que é a principal missão do hospital universitário e sobre a contribuição para a pesquisa. “Hoje podemos entregar três serviços maravilhosos para nossa sociedade, de importância ímpar. Além de toda a contribuição para a pesquisa, para a colocação do nosso estado em redes nacionais e internacionais de pesquisa, o CPC pode ser o grande passo para realizarmos o transplante de medula óssea, tão necessário em nosso estado”, afirmou.

O representante da Fundação Ary Frauzino (FAF) Reinhard Braun citou a parceria para o recebimento dos recursos do BNDES e ressaltou o privilégio de estar na inauguração hoje. “Inauguração muito emblemática desse CPC que é o 16º da Rede BrasilCord, implementada graças a investimentos significativos do BNDES. Este que inauguramos hoje é o ultimo e o mais moderno de todos, porque absorveu as melhores tecnologias identificadas ao longo do processo. Isso coloca o estado de MS na fronteira do conhecimento científico. O Humap-UFMS Ebserh está sendo contemplado com a tecnologia mais avançada no que diz respeito à criopreservação de células tronco, o que também vai permitir o desenvolvimento de terapia celular para tratamento do câncer. Esse empreendimento é de importância estratégica, trará benefícios para o país e benefícios sem precedentes para o estado. A população de MS tem uma diversidade genética peculiar e num futuro próximo não irá precisar mais se deslocar para outros centros porque aqui teremos toda a tecnologia para avançarmos nos procedimentos de transplante de medula óssea. Sinto-me realizado e orgulhoso diante da magnitude desse projeto”, declarou.

“Temos aqui três serviços de alta complexidade sendo entregues à sociedade, serviços que são o futuro da Medicina e encontramos aqui uma credibilidade, o compromisso com o atendimento das pessoas. Realmente é um divisor de águas no sentido da gestão pública, e vemos uma gestão que consegue convergir com os poderes municipais, estaduais, empresas, bancos, entre outras instituições. Nada seria possível sem o trabalho de todos que estão aqui, todos que contribuíram para fazer com que a assistência chegue à população que precisa”, apontou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, agradeceu por tudo que tem sido feito em prol da formação dos profissionais. “Temos uma responsabilidade muito forte de dar à sociedade os melhores profissionais de saúde porque nós somos Mec. Cumprimento e agradeço ao governo de MS também pelo apoio em tempos difíceis de pandemia. Tenho de fazer destaque especial a todos os profissionais dos hospitais do Brasil afora, que comprometem sua integridade física para salvar todos nós, agradeço por fazerem a diferença. Na administração central da Ehbser nós conjugamos dois verbos, ‘apoiar’ e ‘proteger’. ‘Apoiar’, no sentido de que fazemos um papel apoiador, com recursos, com pessoas, contratação de profissionais especializados e o ‘proteger’, significa uma coisa muito especial, que temos de fazer e fazer bem feito dentro das normas, cumprir dentro do que está estabelecido para que sejamos um órgão positivo em todos os sentidos, formando e atendendo à sociedade. E temos também tido um outro verbo muito presente que é o ‘agradecer’, então eu também agradeço. Em particular aqui em MS temos a presença marcante de hospitais universitários federais, são mais de 3 mil profissionais, temos muito orgulho disso e agradeço e parabenizo a toda essa equipe brilhante que temos aqui”, apontou.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, convidou a vice-reitora Camila Ítavo para acompanhá-lo em seu discurso. “Gratidão a Deus por estarmos aqui juntos celebrando essa entrega, são plataformas tecnológicas, científicas e inovadoras para a população sul-mato-grossense e para o Brasil, é um orgulho muito grande. Cumprimento a todos os docentes, técnicos, colaboradores, gestores do Humap que é UFMS, estamos juntos e a missão da assistência à saúde, da pesquisa científica e tecnológica na área de Saúde é integrada, UFMS e Ebserh. Parabenizo pela realização dessa entrega e agradeço a todos pelo apoio e parceria”, destacou.

“Ficamos muito felizes com esses serviços entregues à Mato Grosso do Sul, à população do estado. É um sonho concretizado. Lembro que estivemos juntos aqui na assinatura da ordem de serviço, quando lançamos a construção do bunker e do aparelho novo de radioterapia e sabemos o quão importante são à capital e ao estado porque irão ampliar o atendimento a todos aqueles que precisam. Somos gratos a quem organizou essa possibilidade. Quanto à Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), todos sabemos também o quão importante é a precocidade nesse atendimento, para o tratamento e cura. Quantas pessoas vocês já não resgataram com essa unidade aqui? E quanto ao centro do CPC, a Gabrielle que falou no vídeo de apresentação fala por todos nós da importância desse serviço e desse trabalho. Então o que fazemos aqui é fortalecermos as estruturas, é o que idealizamos há seis anos, criarmos uma estrutura regional para aqueles que precisam do SUS. E o mais importante, aqui é também o lugar da formação da mão de obra qualificada que estará aqui e também por todo o MS, pelo Brasil, nas unidades especiais de atendimento. Podem sempre contar conosco para o apoio à estruturação das unidades de saúde que atendem principalmente o SUS em MS. Quando trabalhamos com parcerias públicas e privadas todos ganham. Parabenizo a todos pelo trabalho”, finalizou o governador Reinaldo Azambuja.

O Diploma de Amigo do Humap-UFMS Ebserh foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja; à secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, representando o Ministério da Saúde, Rosana Leite; ao representante do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Fundação Ary Frauzino (FAF), Reinhard Braun; ao representante do World Stroke Organization e Sociedade Brasileira de Doenças Cardiovasculares, chefe da Unidade de AVC do Humap-UFMS Ebserh Gabriel Braga; ao representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Marson; e ao coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Ricardo Rapassi.

Mais informações sobre o Centro de Processamento Celular (CPC), o bunker da Radioterapia e a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem ser acessadas neste link.

Texto: Ariane Comineti