UnAPI realiza II Workshop

Com empolgação de criança, mente jovem, mas experiência de anos de vida, os alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) demonstraram na tarde de hoje a felicidade por estarem bem usufruindo a terceira idade.

Durante o II Workshop UnAPI, os idosos participaram de oficinas (fotografia, odontologia, pilates, beleza e informática), apresentação cultural e lanche coletivo em meio a muita interação e divertimento nas dependências do curso de Fisioterapia (Unidade XII).

“Aqui nós temos bom papo, muita brincadeira, fazemos amizades e aprendemos muito com as professoras (acadêmicas) que são extremamente pacientes conosco. Esse projeto foi a minha salvação”, disse emocionada a aluna Josefina Ovelar, 68 anos, que encontrou no projeto de extensão a saída para tirar o marido da depressão.

Esportista, Seioki Uehara, 70 anos, conseguiu fazer com que a esposa Maria Célia, 65 anos, “se mexesse um pouco mais”, com as aulas de pilates, alongamento e fortalecimento muscular. Essa integração entre acadêmicos e a nossa faixa etária é muito boa, garante o aluno que, há dois anos no projeto, pretende estar presente no próximo ano.

A vaga está confirmada, pois segundo a coordenadora da UnAPI, professora Suzi Rosa Miziara Barbosa, o projeto continua em 2015. “Queremos que vocês aprendam mais, que tenham zelo com a saúde, alimentação, atividade física, medicação, que desenvolvam o autocuidado para que sejam cada vez mais independentes”, afirmou.

Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Monitoramento da Extensão, Eduardo Ramirez Meza, para o próximo ano a Universidade irá trabalhar com nove projetos voltados à temática do idoso.