UnAPI comemora Dia Nacional do Idoso nesta quarta-feira (27)

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) realiza quarta-feira (27) evento comemorativo destinado às pessoas idosas e familiares, a partir das 14h, na Clínica Escola Integrada (Inisa).

A UnAPI é um projeto de extensão coordenado pela professora Suzi Rosa Miziara Barbosa (Inisa), e se insere no rol de atividades relativas ao Dia Nacional do Idoso, comemorado todo dia 1º de outubro (Lei nº 11.433/2006), e da Semana Estadual do Idoso (Lei nº 4.796/2015), comemorada de 25 de setembro a 1º de outubro.
Além das pessoas idosas que frequentam a UnAPI/UFMS, o evento também contará com a presença de públicos atendidos por outros projetos desenvolvidos na Clínica Escola, dentre estes as pessoas que recebem atenção do projeto “Assistência fisioterapêutica para inclusão social de idosos com doença de Parkinson e de Alzheimer”, coordenado pelo prof. Gustavo Christofoletti – INISA.
O evento será breve e contará com a seguinte programação:
  • 14h – Abertura (falas das autoridades da UFMS e da coordenadora do projeto)
  • Declamação do poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, pela idosa Sônia Barbosa
  • 14h20min – Palestra “A importância da família e da afetividade na qualidade de vida das pessoas idosas”, professora  Nosimar Ferreira dos Santos Rosa – CPAQ.
  • 14h50min – Apresentação cultural “Dança de Salão”, projeto de extensão coordenado pelo professor Marcelo Victor da Rosa – FAALC
  • 15h – Encerramento
O tema da palestra foi escolhido pelas pessoas idosas que frequentam a UnAPI/UFMS e, quanto à palestrante, por ser extensionista da UFMS com formação em Psicologia e possuir experiência, dentre outros, no tema “Família e comunidade”.
Por fim, destacamos a previsão legal de que o objetivo da lei nacional é “promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”, enquanto que da lei estadual é “I – estimular as atividades físicas e mentais nas pessoas da melhor idade; II – conscientizar o idoso e a sociedade sobre a sua importância, como fonte de experiências e sobre seu importante papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida; III – sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a importância do idoso”.
Mais informações: srmiziara@gmail.com ou ramal 7832.