Últimos dias para inscrição no Vestibular e PASSE 2023

Os estudantes interessados nas mais de 10 mil vagas em cursos de graduação da UFMS devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição para o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) termina na quinta-feira, 17. As vagas são para 153 cursos com ingresso em 2023 e representam o dobro da quantidade oferecida no ano anterior. As inscrições devem ser realizadas neste endereço eletrônico.

A novidade neste ano é a abertura de 11 novos cursos na UFMS: Medicina Veterinária na modalidade presencial em Paranaíba e os cursos de EaD em vários municípios do Estado: História, Pedagogia, Letras Português/Espanhol, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Ciência dos Dados, Tecnologia em Gestão e Serviços Jurídicos e Notariais, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais Digitais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Para quem ainda não sabe qual o processo seletivo mais adequado, é importante conhecer as particularidades. No caso do Vestibular, podem fazer a prova aqueles que concluíram ou vão concluir o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula. O PASSE é voltado para os candidatos que estão cursando o Ensino Médio e desejam realizar a avaliação de forma seriada. O conteúdo de cada prova é respectivamente o de cada ano do Ensino Médio: a 1ª etapa aborda temas do 1º ano; a 2ª etapa o conteúdo do 2º Ano e a 3ª etapa é referente ao 3º ano.

A prova do Vestibular será realizada no dia 4 de dezembro, enquanto a prova do Passe será no dia 11 de dezembro, das 8h às 13h (horário de MS). No caso do Vestibular, o exame poderá ser feito tanto presencialmente quanto no formato remoto, de acordo com os cursos listados no edital. O candidato que não tiver um computador com acesso à internet e câmera para a prova on-line, poderá solicitar a realização do exame de maneira presencial nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Quer saber mais? O Manual do Candidato traz detalhes sobre as vagas, os cursos, os conteúdos das provas e informações importantes sobre a Universidade e os câmpus – tudo com uma linguagem simples e fácil de entender.

Texto: Mylena Rocha