Últimos dias para comunidade universitária avaliar a UFMS

Na próxima segunda-feira, 22 de julho, termina o prazo para professores, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação participarem da Avaliação Institucional 2024. O preenchimento é anônimo, voluntário e deve ser feito no Sistema de Avaliação Institucional, com login e senha do Passaporte UFMS.

A Avaliação Institucional é um dos meios mais democráticos e eficientes para o público interno de uma instituição avaliar os avanços, o que necessita de melhorias, bem como apresentar sugestões que podem nortear a tomada de decisão por parte dos gestores tanto em relação à infraestrutura como aos recursos humanos e aos processos. Na UFMS, a ferramenta foi implementada em 2004 e, hoje, está sob a responsabilidade da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi).

Segundo Caroline, é de extrema importância que a comunidade universitária preencha o questionário. “Os servidores e estudantes podem contribuir com sugestões relacionadas ao dia a dia da Universidade, tudo isso é levado em consideração pela gestão universitária na hora de direcionar investimentos, por exemplo, e contribuem fortemente para a melhoria da qualidade do ensino e da qualidade de vida de todos que aqui estão”, destaca a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol.

“Ela [Avaliação Institucional] é fundamental para garantir a constante melhoria da Instituição. É por meio do seu preenchimento contínuo que a comunidade universitária identifica os pontos fortes e as fragilidades da Universidade, mostrando sua percepção da infraestrutura, das políticas institucionais e das práticas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”, avalia.

Melhorias

Com base também na Avaliação e, especialmente, a partir das fragilidades identificadas, diversas melhorias são conduzidas e aplicadas na Cidade Universitária e nos câmpus, a partir de cinco eixos e dimensões, estabelecidos pela Lei do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior: planejamento e avaliação institucional; planejamento e desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

A diretora da Diavi cita alguns exemplos de ações que foram tomadas com base na participação da comunidade universitária. “Reforçamos a instalação de novos bicicletários; vimos uma ampliação das oportunidades de internacionalização, dando destaque à nossa Agência de Internacionalização e de Inovação que fez um grande trabalho; podemos mencionar a questão dos novos espaços esportivos, temos mais oportunidades de realização de atividades físicas na Cidade Universitária e nos câmpus, que em breve receberão novos investimentos ao que se refere à parte de esportes; e destaque também para mais espaços adequados e acessíveis, que também era uma solicitação da autoavaliação do ano passado e que conseguimos implementar”, relata.

Para os estudantes, participar da Avaliação Institucional 2024 também possibilita que avaliem parcialmente as disciplinas cursadas, etapa que será concluída no próximo semestre. “Com esta avaliação, os gestores e coordenadores de cursos, diretores de unidades e colegiados utilizam as informações colhidas para melhorar as práticas dos próprios cursos”, diz Caroline.

“No momento em que você avalia, está contribuindo para a melhoria dos processos e das práticas da gestão, portanto, melhorando o seu entorno. É um momento em que podemos, formalmente, acolher todas as recomendações, críticas, sugestões e, de fato, utilizá-las para a tomada de decisão. Então, participem, colaborem para uma Universidade ainda melhor”, convida a diretora.

Confira os resultados das últimas avaliações disponíveis para consulta na página da Diavi.

Texto: Vanessa Amin