Termina no próximo dia 15 de outubro o prazo para que acadêmicos, professores e técnicos administrativos da UFMS possam contribuir para o aprimoramento da Universidade, por meio de questionários online da Autoavaliação Institucional, colaborando assim com opiniões e sugestões sobre ações de ensino, pesquisa, extensão e de gestão.
O processo é sigiloso e extremamente importante para que a UFMS siga cumprindo sua missão, objetivos e metas, imprimindo cada vez mais qualidade em todas as suas ações.
Os questionários estão disponibilizados para os alunos no Sistema Acadêmico (SISCAD) e foram enviados como link aos professores e técnicos via e-mail.
O que é a Autoavaliação Institucional?
Trata-se de um processo global e contínuo, envolvendo avaliação-planejamento-transformação-replanejamento. “É se olhar no espelho com olhos críticos e objetivos e ver refletidas as potencialidades e as imperfeições e a partir disso fazermos proposições para solucionar o que não está adequado”, explica a Secretária Especial de Avaliação Institucional da UFMS, Marize Terezinha Lopes Pereira Peres.
A condução da Autoavaliação Institucional deve abranger dez dimensões que podem ser conferidas no arquivo disponível no final desta matéria.
Os resultados da autoavaliação são utilizados pela gestão da Universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do seu desempenho em diversas frentes; e enviados em forma de relatório ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para fins de avaliação institucional junto ao Ministério da Educação (MEC).
Quem é responsável pela Autoavaliação Institucional?
A condução é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMS, que é composta por docentes, técnicos-administrativos, discentes da graduação e da pós-graduação e por um representante da sociedade.
Trabalhando junto à CPA estão também as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), existentes em cada Unidade de Administração Setorial da UFMS; os coordenadores e colegiados de cursos; os núcleos docentes estruturantes (NDE) e a Ouvidoria.
Dando suporte ao processo está ainda a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), criada no início da atual gestão da UFMS com o intuito de coordenar e articular as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Instituição.
Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas pelo email: cpa.rtr@ufms.br