Últimos dias de inscrições para transferência externa, refugiados e portadores de diploma

Terminam no dia 7 as inscrições para interessados em cursar uma graduação na UFMS em 2024 por meio do ingresso por transferência externa, como refugiados ou portadores de diploma. Os interessados devem acessar a página ingresso.ufms.br

Há oportunidades para 86 cursos distribuídos em todos os câmpus. A inscrição é gratuita e não há prova, ou seja, a seleção será feita por meio da análise das informações e documentos. “É mais uma oportunidade que a UFMS oferece aos jovens para ingressarem em um curso de graduação. Os jovens podem optar por um curso presencial ou também por um curso de Educação a Distância”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira.

Para participar, os interessados na transferência externa precisam comprovar vínculo com a instituição de origem no segundo semestre de 2023, por meio de um atestado ou declaração, e apresentar o histórico escolar. Os refugiados devem apresentar um comprovante da situação de refúgio, razão humanitária ou reunião familiar e um documento da maior pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, realizado entre 2019 e 2023. Os portadores de diploma devem apresentar o diploma ou certificado de conclusão do curso e histórico escolar. 

A estudante Ana Júlia Barbosa Guirado ingressou no terceiro semestre de Psicologia do Câmpus de Paranaíba no início de 2023 por meio de transferência externa. Ela buscou o processo por considerar o ensino da UFMS superior às demais instituições. “Acredito que para quem não está feliz com a instituição ou curso que está fazendo, vale a pena tentar. Principalmente por nem precisar de prova, já que o processo seletivo é feito com média acadêmica e tempo de curso. Acho essa oportunidade incrível, não me arrependo em nenhum momento da minha decisão”, afirma.

A ocupação das vagas será primeiro entre os inscritos para transferência de outras instituições nacionais de ensino superior. As vagas não preenchidas nesta primeira etapa serão destinadas aos refugiados e, posteriormente, aos candidatos portadores de diploma. Mais informações podem ser obtidas no edital.  

Texto: Ariane Comineti