Nesta sexta-feira, dia 10, termina o prazo para que os candidatos ao acesso à educação superior pública façam sua inscrição na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação. Mais de cem instituições de todo o país aderiram ao Sistema, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que disponibilizou 4425 vagas distribuídas em 94 cursos oferecidos na Capital e nos câmpus do interior do Estado.
Para se inscrever, o candidato deve, necessariamente, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2013. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O prazo para inscrição termina às 23h59 (horário de Brasília) de hoje (10). Nesta primeira edição de 2014, o estudante pode fazer até duas opções de curso, por ordem de preferência. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet na página do SiSU: http://sisu.mec.gov.br/. É necessário que o estudante tenha em mãos o número de inscrição no Enem e a senha. Caso tenha esquecido, é possível recuperar essas informações no site do SiSU.
O estudante pode modificar as opções de curso ao longo do período de inscrições. Ainda, é necessário que o estudante defina se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às políticas afirmativas.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia. No próprio Sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. A relação completa de cursos e vagas oferecidas pela UFMS pode ser conferida aqui.
O edital do MEC que define o processo de seleção unificada para este primeiro semestre e o termo de Adesão da UFMS ao Sistema, bem como outras informações também estão disponíveis no site da Copeve no link SiSU Verão.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e as matrículas devem ser feitas entre os dias 17 e 21 de janeiro nas Instituições escolhidas pelos estudantes.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC e da Agência Brasil