Termina hoje, 20, o prazo para acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Sociais se inscreverem no processo seletivo de mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Washington/Tacoma. A oportunidade é resultado de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Graduação e Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Serin/Aginova), com iniciativa da Faculdade de Direito, por meio do professor José Paulo Gutierrez.
“A parceria com a Universidade de Washington surgiu a cinco anos por meio de um protocolo de intenções firmado com apoio do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul José do Nascimento. A parceria inicial possibilitava ao acadêmico uma estadia em casas de famílias americanas por três semanas, aulas na Universidade de Washington, atividades técnicas e desenvolvimento de um plano de trabalho na área de interseccionalidade dos Direitos Humanos”, explica o professor José Paulo.
De acordo com o professor, o acordo atual prevê que os acadêmicos brasileiros possam ficar ficar de um a dois trimestres na Universidade, cursando disciplinas referentes aos cursos de Direito e Ciências Sociais.
Sobre a importância da experiência, o professor explica que, na escolha das disciplinas, os estudantes devem observar como serão aproveitadas na UFMS na grade escolar ou como enriquecimento de currículo. “Essa mobilidade ajudará nosso acadêmico a fazer contatos com estudantes e professores na sua área de formação e abrir um leque de opções em uma carreira internacional na área jurídica. Além disso, poderá realizar atividades extracurriculares dentro da universidade americana dependendo de seu interesse na área e disciplinas escolhidas. Quando ele retornar para cá, também participará do programa Embaixador UFMS para manter as relações interinstitucionais e a cooperação com a universidade americana”, destaca.
Sobre o processo
“O estudante da UFMS selecionado terá benefícios como utilização da biblioteca (física e digital), e-mails da instituição, acesso às salas de aula, isenção da mensalidade, utilização de wi-fi, durante o período que estiver lá”, explica a servidora da Serin Carolina Nantes. Há uma vaga disponível para estudantes maiores de 18 anos regularmente matriculados em um dos dois cursos. As inscrições devem ser feitas no Sigproj.
De acordo com Carolina, os candidatos devem se atentar a todos requisitos exigidos no edital, inclusive comprovar o conhecimento em língua inglesa, e não esquecer de informar a área ou curso e as três disciplinas escolhidas (ver edital abaixo). O período de estudo será de três a seis meses. Para seleção serão considerados critérios como: análise documental e coeficiente de rendimento.
O estudante deve arcar com os gastos para obtenção do visto, transporte, hospedagem, alimentação, seguros internacionais (saúde e vida) durante o período de mobilidade nos Estados Unidos. No entanto, segundo o professor José Paulo o estudante selecionado poderá contar com um acompanhamento da Universidade de Washington para alugar um imóvel para morar na cidade de Tacoma enquanto durar a mobilidade. “Quando for aceito, a universidade americana vai repassar todas as recomendações e o que é necessário para a viagem, em decorrência do cenário da pandemia da Covid-19”, finaliza Carolina.
Mais informações estão disponíveis no edital abaixo.
Texto: Vanessa Amin