Último dia de inscrição para tutor a distância na especialização em Atendimento e Educação de Surdos

Interessados em atuar como tutor a distância na especialização em Atendimento e Educação de Surdos em Espaços Escolares da UFMS têm até o final desta sexta-feira, 22, para inscrição. O processo é para formação de cadastro reserva e a candidatura pode ser feita gratuitamente neste link, com o preenchimento do formulário e envio dos documentos indicados no edital de convocação

Para participar da seleção é necessário: ter formação em nível de graduação em licenciatura (qualquer área); curso de Libras básico ou pós-graduação em Educação Especial ou Educação Inclusiva, com foco na temática surdez ou em Letras-Libras, ou em docência, tradução e interpretação em Libras; ter disponibilidade para 20 horas semanais de atividades; possuir habilidade no uso de computadores no ambiente Windows ou Linux e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet; entre outros requisitos. 

Os tutores irão apoiar os professores das disciplinas no desenvolvimento das atividades docentes; participar do processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação das disciplinas; acompanhar as atividades discentes, as webaulas e outras atividades programadas; e auxiliar os alunos no acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e na utilização das ferramentas disponibilizadas; entre outras atribuições. Os selecionados que forem convocados para atuação receberão uma bolsa mensal de R$765. 

A previsão de divulgação do resultado final é 5 de agosto. O edital completo com o cronograma e todas as informações sobre o cadastro de tutores pode ser acessado neste link, no portal da Faculdade de Educação (Faed). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail especializacaoeducacaodesurdos@gmail.com.

 

Especialização

O curso em Atendimento e Educação de Surdos em Espaços Escolares será realizado totalmente a distância. O objetivo é contribuir para a formação continuada de professores que atuam nos Sistemas de Ensino da Educação Básica, e nos atendimentos especializados da área de Educação bilíngue de surdos.

Conforme a coordenadora, Karine Albuquerque de Negreiros, a formação qualificará os participantes na modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua (Lei 14.191, de 3 de agosto de 2021), acerca do trabalho pedagógico efetivado com crianças e adolescentes surdos, nas diferentes modalidades de atendimento.

A especialização tem carga horária de 360 horas com duração de 12 meses, e conta com seis disciplinas obrigatórias, além do trabalho de conclusão de curso. Ao todo são 300 vagas abertas a toda a comunidade, sendo 60 destinadas a ações afirmativas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 25, no portal da Pós-graduação da Universidade. 

 

Texto: Ariane Comineti / Vanessa Amin