Última live do Programa Sou Mulher UFMS aborda violência doméstica e familiar

Na próxima quarta-feira, 24, será realizada a live “Violência doméstica e familiar contra as mulheres: avanços e desafios no enfrentamento”, com transmissão às 18h30 pelo canal da TV UFMS.

A atividade integra a série de palestras promovida pelo Programa Sou Mulher UFMS junto ao projeto de extensão Mulher, Saúde e Cidadania, vinculado ao Instituto Integrado de Saúde (Inisa); com o objetivo de destacar e conscientizar sobre diferentes tipos de violências praticadas contra as mulheres.

“De acordo com a Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra as mulheres é caracterizada como qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que cause morte, lesão, sofrimento físico e/ou sexual, e dano moral ou patrimonial à mulher. Essas formas de violência decorrem de uma cultura patriarcal e machista que ainda mantém as mulheres em uma posição desigual de poder nas relações afetivas”, explica a advogada Carla Stephanini, ministrante da live.

Pós-graduada em Gênero e Políticas Públicas, atualmente Carla ocupa o cargo de subsecretária de Políticas para a Mulher de Campo Grande. Segundo ela, até recentemente apenas as formas de agressão física eram consideradas como violência pela sociedade, portanto, ainda há dificuldade por grande parte da população em caracterizar e identificar diferentes tipos de violência.

“Ainda hoje, muitas mulheres não entendem as violências psicológica, sexual, moral e patrimonial como violações de Direitos Humanos das mulheres, especialmente no âmbito do ambiente familiar, então é preciso sensibilizar e conscientizar tanto as mulheres quanto a sociedade em geral a respeito desses tipos de violência, dos serviços existentes e de novas formas de se relacionar, baseadas na equidade e no respeito entre homens e mulheres”, afirma a advogada.

Na transmissão serão explicados e exemplificados os tipos de violência abrangidos pela Lei Maria da Penha, o ciclo da violência e os serviços existentes para atender as mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira, por exemplo. Além disso, Carla também irá comentar sobre os avanços e desafios atuais para enfrentamento destas violências.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno